O ingresso de estudantes da Rede Estadual no Ensino Superior cresceu 36% entre 2024 e 2025. Os dados são da Gerência Especial de Exames para o Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O levantamento aponta que o número de alunos concluintes do ensino médio da Rede Estadual, que conquistaram vaga em uma universidade pública ou faculdade particular, passou de 1.099 em 2024 para pouco mais de 1.400, em 2025.
Esses dados contemplam instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Ciências da Saúde do Estado de Alagoas (Uncisal) e faculdades particulares via Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Prouni).
“Este resultado é muito significativo para a Rede Estadual de Alagoas. Aumentamos o número de inscritos, com quase 100% dos concluintes inscritos; aumentamos o número de participação efetiva nos dois dias de prova, com 80% dos inscritos comparecendo nas provas e ampliamos o número de aprovados no Ensino Superior já na primeira chamada. Isso demonstra o trabalho de todas as escolas, dos professores no engajamento dos estudantes e na preparação para que eles estivessem confiantes para ir em busca de uma vaga no Ensino Superior”, comemora a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.
A gerente especial de Exames para o Ensino Médio da Seduc, Danielly Verçosa, celebra o resultado, que é consequência do engajamento de professores e estudantes de toda a Rede Estadual por meio do Programa Foca o Enem, o que inclui, dentre outras ações, aulões presenciais e online, videoaulas, aplicação de simulados e distribuição de kits para os estudantes.
“As ações do Programa Foca o Enem e do Programa Professor Mentor estão construindo uma cultura de preparação dos estudantes para a participação no Enem, e consequentemente, acesso ao Ensino Superior”, reflete.
Sonho
Cláudio Matheus Soares, concluinte pelo Colégio Tiradentes Arapiraca, e Benjamin Paciência, que terminou o ensino médio na Escola Estadual Pedro Teixeira, de Maceió, conquistaram uma vaga nos cursos de Medicina (Cláudio) e Direito (Benjamin) da Ufal, em 1º lugar por meio do Sistema de Cotas PPI.
“Passar em Medicina na Ufal me traz uma sensação de dever cumprido, como também me faz feliz por saber que estou inspirando outros colegas, pois, a partir do meu exemplo, eles veem que é possível concluir o ensino médio e ingressar no curso dos seus sonhos logo na primeira tentativa”, destaca Cláudio, que também é multimedalhista olímpico de competições como as olimpíadas brasileiras de Matemática (OBMEP), Física (OBFEP) e Ciências (ONC) e Astronomia e Astronáutica (OBA).
Em Maceió, mais precisamente no bairro do Feitosa, o estudante Benjamin Paciência precisou conciliar estudos e trabalho durante o ensino médio. Desde muito novo, teve o exemplo de sua mãe, uma mulher que conseguiu estudar e sustentar sua família.
“Fico feliz em dar esse orgulho para a minha família. Além de ingressar na Ufal, minha conquista também está na representatividade, principalmente da negritude. É extraordinário viver algo assim”, diz.
Orgulho
Myrella Dandara, também egressa da Escola Estadual Pedro Teixeira, foi primeiro lugar no curso de Serviço Social da Ufal. Filha mais velha entre três irmãos, Myrella sempre teve o objetivo muito claro: queria orgulhar sua mãe e conseguir estabilizar sua família.
Ciente de que sua chance estava no Ensino Superior, lutou até chegar lá e hoje se emociona ao relatar sua trajetória.
“Eu sempre fui aluna de escola pública, a gente sabe que sempre tem mais desafios por ser baixa renda e morar num lugar periférico, mas a escola, tanto enquanto gestão quanto os professores, sempre me deu o suporte necessário”, declara.
Outra que entrou na primeira chamada do Sisu foi Anna Jhulia Ferreira, da Escola Estadual Margarez Lacet, de Maceió. Com 960 pontos na redação, ela conquistou uma vaga no curso de Jornalismo da Ufal. É a realização de um sonho, visto que a garota é a primeira de sua família a entrar no Ensino Superior.
“Este resultado foi muito gratificante para mim, pois era meu sonho. Minha família ficou muito orgulhosa, eles sempre acreditaram em mim”, revela.
Anna Jhulia dá a dica para quem fará o Enem este ano. “Tenha bastante paciência e confie no seu potencial. Mantenha o foco, faça um cronograma de estudos, isso vai ajudar bastante. Além disso, eu indicaria começar a estudar redação e matemática logo de agora”, orienta.