Indígenas da etnia Kariri-Xocó, de Porto Real do Colégio, região do Baixo São Francisco, representam Alagoas e o Brasil no festival Lo Spirito Del Pianeta ( O espírito do planeta), em Bergamo, Itália, entre 8 e 27 de junho deste ano.
Para viajar à Europa, eles contam com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que resolveu custear as passagens aéreas do grupo. Os indígenas se reuniram com o governador Paulo Dantas para agradecer pelo apoio.
“Essa viagem é muito importante para para desmistificar alguns preconceitos contra os indígenas brasileiros. Somos acolhedores e vamos representar muito bem nosso e Estado e nosso país”, explicou o cacique Wiryçá.
O governador Paulo Dantas ratificou o orgulho para com os povos indígenas. “Vocês levam o nosso Estado e nossas tradições para o mundo”, avisou o governador Paulo Dantas. “Mostrem aos europeus a nossa força”, emendou.
Na solenidade no palácio museu Floriano Peixoto, o grupo dançou um Toré, com dança e cânticos típicos da comunidade, cuja aldeia fica em Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Francisco, na divisa com Sergipe.
A secretária Mellina Freitas elogiou o trabalho em defesa das raízes indígenas, destacando a importância na construção da nossa identidade como nação.