Maceió, AL

30°C
Clear sky

Indígena da tribo Wassu Cocal festeja conclusão de mestrado

Professora Simone Maria concluiu especialização na Ufal com tese sobre gestão escolar indígena no território Wassu Cocal
Simone Maria é a única indígena de sua comunidade com título de mestrado

A professora indígena Simone dos Santos Vanderley, egressa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), concluiu mestrado em educação pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Aos 39 anos e integrante do povo Wassu Cocal, de Joaquim Gomes, ela concluiu a graduação em 2015, habilitando-se em matemática e ciências biológicas, no Polo Palmeira dos Índios. A graduação foi a “realização de um sonho”.

PUBLICIDADE


“Posso dizer que significa (uma) evolução não só pessoal, profissional, mas também para toda a comunidade uma vez que os conhecimentos adquiridos são empregados na própria comunidade”, afirmou.

Ela é a primeira mestre do povo Wassu Cocal. Sua dissertação na pós-graduação stricto sensu teve como título “Gestão Escolar Indígena no Território Wassu Cocal”, na linha de pesquisa história e política da educação.

Simone relata que foi a única indígena da sua turma de mestrado. “Eu me sentia uma exceção. Me sentia orgulhosa e também ficava triste”.

A partir de agora, ela quer inspirar mais pessoas do seu povo a avançarem na carreira acadêmica. “É um desafio. Quero incentivar e ajudar outros a conquistar, alçar voos ainda maiores”, ressalta.