Doze estudantes do Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) conquistaram sete dealhas de ouros, duas de prata e três de bronze na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC 2024).
Em 2023, os alunos da instituição tinha conquistado dez medalhas, sendo dois ouros, cinco pratas e cinco bronzes. Desde 2020, o número de medalhas conquistadas pelos alunos tem crescido.
“A gente [professores] sempre orienta, vai mostrando a eles como é as Olimpíadas, vai incentivando, vai trazendo questões de Olimpíadas”, comentou Marcos Rocha, professor de Química.
Comprometimento
Um dos medalhistas de ouro, Lucas Silva, é exemplo do comprometimento pessoal com a disputa. Em 2023, ele cursava o 1º ano de Eletroeletrônica e disputou medalhas pela primeira vez.
“Achei a prova complexa, questões muito grandes, desafiadoras, mas com calma consegui resolver. A sensação de enfrentar algo tão grande me deixou animado e ansioso ao mesmo tempo”, relatou.
Medalhista de ouro na ONC 2023, a estudante de Informática Anny Beatriz de Oliveira repetiu o feito neste ano e defendeu que os estudantes persistam independente do desempenho obtido.
“É importante que os alunos continuem participando, porque são olimpíadas como essa que nos trazem a oportunidade de entender assuntos escolares de uma forma mais divertida”.
Olimpíada criada em 2016
Criada em 2016, a ONC é uma iniciativa anual destinada a estudantes de ensino fundamental ou médio.
Trata-se da única olimpíada interdisciplinar do Brasil, englobando conhecimentos de Química, Física, Biologia, História e Astronomia.