O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Hupaa/Ebserh/Ufal), em Maceió, alcançou 100% de conformidade aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos. A Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, referente ao ano 2021, foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Um ano antes, o HU já havia atingido 81%, sendo classificado com Alta Conformidade. A chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Celina de Azevedo Dias, explica que após essa classificação, houve um intenso trabalho de monitoramento da implantação dos protocolos de segurança do paciente e ações de melhorias, focadas nos quesitos que ainda não estavam em conformidade, especialmente, sensibilizando os profissionais a aderir ao preenchimento das informações necessárias.
Tudo foi conduzido pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hupaa, implantado desde 2014, e comemorado por toda a equipe.
“Esta iniciativa é importante por motivar os hospitais no esforço coletivo de impulsionar e sustentar a implantação de suas práticas de segurança do paciente, promovendo a qualidade do cuidado prestado aos pacientes. Desta forma, agradecemos a todos os profissionais do Hupaa por contribuir pela implantação destas práticas, além de cooperar para a melhoria do cuidado prestado aos usuários. Esta conquista é de todos”, destaca Celina.
Desde 2016, a avaliação é uma ação regulatória não normativa adotada pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), nos serviços de saúde com leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).
Ela é feita mediante um formulário eletrônico com documentos comprobatórios para mensurar indicadores baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa e faz parte do Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021-2025.
Anvisa
O documento foi elaborado pela Anvisa, com a colaboração de representantes dos Núcleos de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária (NSP VISA) de estados/DF e municípios, além de especialistas na área de todo país. Publicado pela Portaria MS/Anvisa nº 142/2021, o objetivo é integrar as ações do SNVS para promover a segurança do paciente.
Também adotam a avaliação as coordenações Estaduais/Distrital e municipais de Controle de Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (Ceciras/CDCIRAS/CMCIRAS) com o propósito de estimular a adesão e avaliar a implantação destas práticas, além de cooperar para a melhoria do cuidado prestado aos pacientes.