Mulheres podem receber orientações gratuitas sobre a correta inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU), método contraceptivo de longa duração e alta eficácia, em abulatório do Hospital da Mulher, em Maceió.
Para a inserção, mulheres em idade reprodutiva devem marcar consulta através da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência e realizar exames antes e após a aplicação do dispositivo intrauterino.
A médica da família Rafaela Freitas, que trabalha no Hospital da Mulher, explica que, para inserção do DIU, são necessários exames ginecológicos específicos para garantir a integridade física da paciente.
Exames prévios
O primeiro é o Beta HCG, exame de sangue que mede a quantidade do hormônio gonadotrofina coriônica humana para verificar se há gravidez em curso.
Com o resultado negativo do Beta HCG, a paciente pode levar o exame de Citologia mais recente, de até um ano, ou se submeter ao procedimento ainda no Hospital da Mulher.
A citologia ginecológica (exame Papanicolau) analisa as células do colo do útero para avaliar alteração e detectar sinais de inflamação, infecção, sangramento ou câncer.