O inverno teve início oficialmente nesta terça-feira (21) e para muitos consumidores alagoanos a chegada da estação mais fria do ano pode significar um aumento nos gastos com energia elétrica. Neste período, é comum que as pessoas prolonguem o tempo nos banhos quentes, utilizando a potência máxima dos chuveiros elétricos.
Para que esse e outros equipamentos não se tornem vilões na conta de energia, vale seguir algumas dicas de consumo consciente recomendadas pela Equatorial, concessionária de energia elétrica em Alagoas. Elas podem fazer a diferença no bolso dos consumidores.
Segundo a gerente de relacionamento com o cliente, Patrícia Moraes, um dos principais responsáveis pelos gastos de energia no inverno é o chuveiro elétrico que, utilizado no modo ‘inverno’, pode representar um acréscimo 20% a 30% da despesa total com energia.
“Para economizar, o correto é reduzir ao máximo tempo no banho ou utilizar o chuveiro no modo ‘verão’, pois quanto mais quente for a temperatura do chuveiro, maior será a energia exigida da rede para aquecer a água”, afirmou.
Outro ponto de atenção é o alerta para os equipamentos em funcionamento como: televisão, liquidificador, máquina de lavar, geladeira, ventilador e ar condicionado. Caso os eletrodomésticos estejam obsoletos, é importante fazer a substituição por aparelhos mais modernos e eficientes ou levá-los em uma assistência técnica de confiança, para fazer uma boa manutenção.
“Essa dica vale não só para aumentar a durabilidade dos eletrodomésticos, como para ajudar a economizar energia elétrica. Já que quanto mais obsoleto um aparelho, maior vai ser o consumo de energia”, alerta Patrícia Moraes.
Economia
Para potencializar a economia, o uso consciente dos recursos energéticos deve ser pensado nas diversas ações do dia a dia, a exemplo do hábito de manter os eletrônicos na tomada, no modo conhecido como stand by.
“Quando os aparelhos são mantidos dessa maneira, o acréscimo na conta de energia elétrica pode ser de até 15%”, afirmou a gerente.
Outra dica importante é fazer a substituição das lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas com tecnologia LED. De acordo com Patrícia Moraes, as lâmpadas em LED são 80% mais econômicas que as incandescentes e consomem 30% menos energia que uma lâmpada fluorescente.
Mais dicas para economizar
- Só abra a porta da geladeira quando necessário e evite deixá-la aberta por muito tempo;
- Junte todas as roupas para lavar de uma só vez, respeitando o limite da capacidade máxima da máquina;
- Evite passar roupa quando diversos aparelhos elétricos estiverem ligados ao mesmo tempo e junte todas as roupas para passar de uma só vez.