Maceió, AL

30°C
Clear sky

Guia faz vaquinha virtual para ajudar agricultor ‘amigo dos pássaros’

Recursos serão utilizados para concluir a reforma da casa do trabalhador rural, que mora em Quebrangulo
Com os recursos arrecadados, será concluída a reforma da varanda da casa do agricultor (fotos e vídeo: Sérgio Leal / cortesia)

O guia de observação de aves Sérgio Leal criou uma vaquinha virtual para ajudar o agricultor Cícero da Silva, que mora em um assentamento de Quebrangulo, a cerca de 120 km de Maceió. Os recursos arrecadados serão utilizados para concluir a reforma da casa do trabalhador rural, amigo dos pássaros.

“Cícero é um cara diferenciado, vamos dizer assim, porque ele queria ter passarinhos próximos à casa dele e, ao invés de gaiolas, ele começou a alimentar as aves que frequentavam o jardim dele”, conta Sérgio Leal, em vídeo postado no Instagram.

PUBLICIDADE


Cícero instalou um comedouro no local que logo atraiu uma infinidade de passarinhos, a exemplo do saíra-pintor, espécie ameaçada de extinção. Ele conta como tudo começou.

“(Fui) botando aí umas bananas, umas frutas, e eles foram vindo, foram vindo, e hoje eu me sinto muito orgulhoso de ter eles aí. Eu me sinto aliviado em poder ajudar eles” disse o agricultor, que hoje tem no turismo de observação de aves o complemento de sua renda, por meio dos clientes levados por Sérgio Leal a Quebrangulo.

Saíra-pintor, espécie ameaçada de extinção, frequenta o jardim de Cícero da Silva

O guia, então, foi conhecer o comedouro instalado por Cícero e logo notou as necessidades do trabalhador rural, que mora numa casa simples e com problemas estruturais.

“Eu fui lá conhecer esse comedouro. A partir daí comecei a levar alguns clientes e aí fui percebendo algumas necessidades básicas que o Cícero tinha. E uma delas era uma reforma na varanda dele, que não só oferecia riscos para os visitantes como, principalmente, para a família dele. Então eu fiz uma campanha, mas essa campanha não atingiu o valor suficiente para concluir a reforma”, conta Sérgio Leal.

Sérgio foi conhecer o comedouro instalado por Cícero e logo notou as necessidades do trabalhador rural

“Boa parte (da reforma) o Cícero arcou e agora eu estou retomando essa campanha através de uma vaquinha online. Então eu peço a vocês que possam contribuir com qualquer valor e, se não puder, encaminhe essa mensagem para que outras pessoas tenham conhecimento e possam ajudar o Cícero a trazer um pouco de conforto para a família dele”, conclama o guia.

Você pode saber mais sobre a vaquinha virtual clicando AQUI e colaborar financeiramente com qualquer valor por meio da chave PIX: [email protected] .