Alagoas é o primeiro Estado do Brasil a instituir uma pasta da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria). A médica Paula Cintra Dantas assumiu o comando da pasta. Ela tomou posse nesta segunda-feira (16).
“Vamos provar que [a Secretaria] é necessária por tempo indeterminado porque os anseios das crianças são o presente e o futuro”, afirmou a secretária Paula Dantas.
A Secretaria Extraordinária da Primeira Infância foi criada a partir da Lei Delegada nº 48. O juiz do Trabalho da 19ª Região Alonso Cavalcante Filho compareceu à posse.
“Inclusive, nós que somos da Justiça do Trabalho, que combate o trabalho infantil, quando temos uma secretaria da PI, estamos tendo o auxílio para ampliar o combate ao trabalho infantil”, afirmou o juiz.
Para a gerente de Educação da Secria, Márcia Suzana Gonçalves, que atua há anos no Programa Criança Alagoas (Cria), ter uma secretaria tem toda uma significação, pois permite organizar, gerenciar, criar e mediar políticas públicas para a PI.
“Reside no potencial da institucionalização de toda uma equipe técnica que, para além de programas, vai ter uma equipe designada e poderá fazer essa rede, inclusive junto a outras secretarias”, afirmou.
A juíza do TJAL e coordenadora do comitê da Primeira Infância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Soraya Maranhão, também prestigiou a solenidade de posse na Secretaria.