Maceió, AL

30°C
Clear sky

Governo implanta 1554 cisternas em cinco municípios de Alagoas

Palmeira (495), Piranhas (90), Campo Grande (270) e Olho D’Água Grande (450) são as cidades contempladas
Cisternas de cimento: alternativa a quem não tem água encanada em comunidades rurais

Das 1.554 cisternas para uso doméstico que o Governo de Alagoas vai construir em cinco municípios com recursos do Governo Federal, 495 estão sendo edificadas em Palmeira dos Índios, no Agreste.

“É só alegria! Antes a gente tinha só dois mil litros de água para consumo e agora vamos ter 16 mil litros. Não vai mudar só a minha vida, mas a de toda a comunidade”, afirma Rosenilda dos Santos.

PUBLICIDADE


Água para casa toda

Residente com esposo e filho na comunidade Canafístula do Moreira, em Palmeira, ela explica que quando a cisterna estiver pronta, vai “encanar a água para chegar na casa toda”.

Na mesma comunidade, a agricultora Edvânia da Silva Lima também aaguarda com ansiedade a conslusao de sua cisterna. Poderá usar água o mineral para lavar os alimentos e cozinhar.

Investimento de R$ 9,5 milhões

O investimento desta primeira etapa do Programa Cisternas, que integra o Mais Água Alagoas, ultrapassa R$ 9,5 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida do Governo Estadual.

Além de Palmeira, serão construídas cisternas em Belo Monte (249), Piranhas (90), Campo Grande (270) e Olho D’Água Grande (450). Nestas cidades, o processo ainda está na fase inicial.

Para participar, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Além disso, as famílias beneficiárias também são capacitadas para gestão dos recursos hídricos.

PUBLICIDADE