O Governo de Alagoas projeta para 2025 a distribuição de 650 toneladas de sementes (feijão, milho e arroz) para pequenos produtores rurais. A primeira tonelada foi distribuída em Palmeira dos Índios, no Agreste.
Cerca de 50 mil pessoas devem ser beneficiadas, nesta primeira etapa do programa. O investimento do estado para a doação dos grãos é de cerca de R$ 12 milhões, recursos do tesouro estadual.
A Seagri disponibiliza, a partir desta quarta-feira (26), dois pontos de entrega: Arapiraca, para atender o Agreste e o Sertão do Estado; e Maceió, que contemplará as regiões litorânea e metropolitana.
Colheita e segurança alimentar
A entrega dos grãos, por meio do Planta Alagoas, facilita a vida dos produtores alagoanos, uma vez que eles economizam com o material e podem aproveitar a colheita, além de auxiliar na segurança alimentar.
“A quantidade entregue hoje pode render oitenta quilos de feijão ou milho, o que é suficiente para alimentar uma família de quatro pessoas por um ano”, afirmou o governador Paulo Dantas, em Palmeira dos Índios.
Programa Planta Alagoas
O programa Planta Alagoas está dividido em três etapas, que preveem a doação de sementes de milho e feijão, mudas de plantas frutíferas e doação de sementes de arroz, no segundo semestre.
Veja os detalhes, abaixo.
Primeira: entrega de sementes de milho e feijão (cada saco possui 10 kg de milho e 5 kg de feijão, respectivamente);
Segunda: doação de mudas de plantas frutíferas para garantir a diversidade da produção;
Terceira: entrega de sementes de arroz, prevista para o segundo semestre deste ano.
Arroz no Baixo São Francisco
“Em setembro, voltaremos a entregar sementes de arroz para Penedo, Igreja Nova e Porto Real do Colégio, que está se tornando um grande produtor nacional de arroz”, acrescenta a secretária de Agricultura, Aline Rodrigues.
Dermeval Melo, do Sítio Tabacaria, em Palmeira, está feliz em receber as sementes. “A gente planta, tira um dinheiro para botar o pão na mesa e também para a gente comer. Só tenho a agradecer mesmo”, diz Dermeval.