O Governo de Alagoas anunciou, nesta terça-feira (31), um pacote de medidas para socorrer 33 municípios que tiveram estado de emergência decretado por causa das intensas chuvas. O anúncio foi feito pelo governador Paulo Dantas durante videoconferência com os prefeitos na Sala de Monitoramento do Palácio República dos Palmares.
Dentre as medidas anunciadas está o pagamento de um auxílio de R$ 2 mil a cada família desalojada e desabrigada pelas chuvas. O valor será pago em quatro parcelas de R$ 500, no período de junho a setembro.
Paulo Dantas assegurou também que o Governo realizará, em parceria com os municípios e por meio da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento (Setrand), a reconstrução de pontes, recuperação de pavimentação asfáltica e em paralelepípedo, e de estradas vicinais.
O Governo também garantiu que fará a distribuição de cestas básicas para as famílias desabrigadas e desalojadas. Até esta terça-feira, o Estado registrava quase 20 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas, em 33 municípios de diversas regiões.
“Daremos uma assistência especial a todos os municípios”, garantiu Paulo Dantas. “É o governo do Estado trabalhando de um lado, as prefeituras por seu lado, para que esses benefícios cheguem o quanto antes ao povo alagoano, principalmente às pessoas mais atingidas pelas chuvas”, acentuou.
Grupo de trabalho
Por sugestão dos próprios prefeitos, será criado um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Também participam do GT: o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo; a secretária de Estado do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, e o coordenador da Assessoria Militar, coronel André Madeiro.
O objetivo da criação do GT é garantir a transparência e a seriedade na distribuição dos auxílios anunciados pelo governo às famílias atingidas.