Os 50 estudantes alagoanos selecionados pelo Programa Daqui Pra O Mundo foram recepcionados pelo governador Paulo Dantas, no aeroporto de Heathrow, em Londres. Eles passarão 30 dias em um intercâmbio no país europeu, percorrendo quatro cidades para aprimorar o idioma inglês.
Professores e estudantes da rede pública estadual demonstraram sua empolgação. Uma delas é Flávia Rodrigues, aluna da Escola Estadual Ângelo de Abreu, de Olho d’Água das Flores, que falou sobre a oportunidade de conhecer a Inglaterra e uma nova cultura, graças ao programa.
“Estamos muito emocionados. A expectativa é muito grande, por tudo o que está por vir e que será proporcionado para nós”, disse a estudante selecionada por meio de prova de proficiência em língua inglesa realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O governador Paulo Dantas destacou este momento como um dos mais importantes de sua gestão, enfatizando que valorizar e investir em educação também significa combater a pobreza em Alagoas. “O combate à pobreza passa por oportunidades para o alagoano”, ressaltou.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, referiu-se ao programa como a realização de um sonho. “Pouca gente acreditou que uma ação como esta seria possível, e o programa é uma clara demonstração do compromisso em ofertar cada vez mais oportunidades por meio da educação”, emendou.
Protagonismo juvenil
O “Daqui pra o Mundo” busca fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação da vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues.
O programa consiste na oferta de bolsas de intercâmbio a alunos do ensino médio da rede pública estadual, para que estes possam fazer cursos de idiomas ou profissionalizantes e, até mesmo, o equivalente ao ensino médio na Inglaterra.
A participação no programa se deu por meio de processo seletivo conduzido pela Seduc, mobilizando estudantes regularmente matriculados no ensino médio das escolas estaduais, todos com pelo menos 14 anos de idade (completados até a data da viagem) e frequência escolar mínima de 75%.