O gosto pela fotografia e o amor ao Sertão e ao futebol traduzidos num único clique, que se fez arte. Intitulada “Futebol do Sertão”, a imagem capturada pelo fotógrafo mineiro Edson Júnior Brandão Carvalho, 63 anos, foi a grande vencedora do Concurso de Fotografia do Museu do Futebol (SP) 2024. O cenário: Delmiro Gouveia, no Alto Sertão de Alagoas, a quase 300 km de Maceió.
O tema deste ano buscou a valorização do futebol de várzea, comum nas periferias, nos centros urbanos, no campo coberto por grama ou terra. Mas Edson Carvalho surpreendeu e trouxe o Sertão para o foco.
“A alegria por ter sido premiado me levou a São Paulo para conhecer o Museu do Futebol, que me encantou e recomendo a todos. Também fechou um ciclo, que se iniciou há sete anos. Dos esportes de várzea do Sertão para o Museu, uma honra!” disse Edson Carvalho ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).
O fotógrafo e documentarista, especialista em artes visuais, mora há 14 anos em Salvador (BA), onde ajudou a fundar o Click Bahia Fotoclube (@clickbahiafotoclube). Mas também residiu em Alagoas, nos municípios de Quebrangulo e em Maceió, totalizando 20 anos.
A família da esposa dele, Emília Sandes, é de Delmiro Gouveia. E ela teve uma participação decisiva na premiação.
“Sou muito exigente com minhas produções e não dei a atenção que essa fotografia merecia. Eu achava mesmo que era só uma fotografia, como as outras e Emília me convenceu, graças a Deus, do contrário”, revela Edson Carvalho.
Ele conta que a foto “Futebol do Sertão” foi realizada em 2017, após um período de seca duradoura.
“Conheci o Sertão há 30 anos. Delmiro Gouveia é a cidade onde moram os familiares de minha esposa. Sempre vou lá, sou mais sertanejo que muitos sertanejos. Já produzi fotos e mais de um filme sobre a Região – um curta: A semente do Ler e Contar, e um longa: Talhado para Viver”, cita.
O prêmio lhe rendeu também uma entrevista recente à Revista Placar, tradicional publicação brasileira da Editora Abril, especializada em esporte.
“Tentei captar e transmitir tudo do Sertão em uma só imagem. O que disse à Placar, continua valendo: ‘Fotógrafo por gosto e profissão, amante do Sertão e do futebol, aguardava pelo instante de juntar essas três paixões em uma única imagem. Tudo se deu em uma tarde de verão. Três planos: o céu e o sol, a caatinga e o facheiro; a bola e os jogadores de futebol – e um campo de pó mágico do solo do Sertão, unindo esses planos. Era só o que planejara e… Click!’”.
Para saber mais sobre o trabalho de Edson Carvalho, acesse: 3d50n.com.br.
Essa reportagem contou com a colaboração do jornalista Marcelo Alves