O estudante Rafael Silva, pesquisador da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), é um dos agraciados com o Prêmio de Excelência Acadêmica pelo trabalho científico sobre a Espacialidade da Afroteologia do Quilombo. O reconhecimento veio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Rafael investigou dois terreiros de Umbanda, um centro de mesa branca e a Serra da Barriga como um terreiro simbólico. Entre os principais desafios enfrentados ele destaca o acesso a locais de culto afro, devido a preconceitos coloniais e racismo religioso. Além disso, Rafael enfrentou críticas de alguns membros da mesma religião.
Rafael iniciou sua graduação em Geografia no Campus V da Uneal, em União dos Palmares, em 2015, sob orientação da Prof. Dra. Maria Ediney. No mestrado, foi orientado pelo Prof. Dr. José Lidemberg de Sousa Lopes. “Ele me incentivou e ainda me incentiva a não parar, ler, buscar conhecimento”, afirmou Rafael.
O vice-reitor da Uneal, Anderson Barros, ressaltou a importância da premiação para a IES. “Uma premiação como essa mostra a qualidade dos nossos pesquisadores. A Uneal vem investindo na qualificação de seu quadro de professores”. Rafael agora se prepara para o doutorado na Universidade Estadual do Ceará (UECE).
A premiação destaca o valor da ciência e a importância do apoio à educação pública e à pesquisa, reforçando a necessidade de incentivo governamental para o avanço do conhecimento e do desenvolvimento cultural e social.