Considerada a maior exposição de pecuária de leite do Nordeste, a Expo Bacia Leiteira foi aberta nessa quarta-feira (11). O evento acontece no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, Sertão de Alagoas, e deve atrair, até o domingo (15), mais de 10 mil pessoas.
Participam da feira centenas de produtores, expositores, empresas do agronegócio, cooperativas da agricultura familiar e especialistas.
O presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, afirmou que a expectativa para o evento “é a melhor possível” e que a exposição cresce a cada ano, reunindo criadores de Alagoas e de outros estados.
“A gente espera uma grande movimentação de público, de criadores. São centenas de animais em exposição, então tem geração de negócio, tem agricultura familiar, máquinas, a cadeia produtiva dos grãos. Isso tudo vai movimentar muito a economia da região”, avalia Domício Silva, destacando a união dos diversos setores para a realização do evento.
O presidente do Sebrae Alagoas, Vinicius Lages, também esteve presente à abertura da Expo Bacia Leiteira. Ele ressaltou que a feira de negócios é uma vitrine tecnológica que se consolida.
“Olhando qualquer indicador do desenvolvimento da pecuária, tanto de leite quanto de corte, a gente vê que Alagoas tem avançado. É um exportador de genética, campeão em diversos torneios. Esse é um momento de celebração”, disse Lages.
Investimentos
Durante a abertura da Expo Bacia Leiteira, o governador Paulo Dantas lançou o Programa Estadual de Apoio e Assistência Técnica para as Cooperativas da Agricultura Familiar (Cooperater) e assinou os termos de fomento ao cooperativismo e de adesão ao programa Garantia Safra.
O Cooperater tem como objetivo apoiar, incentivar e fortalecer as cooperativas da agricultura familiar, incluindo ações de formação, fomento, assistência técnica e extensão rural.
O intuito é oferecer melhores condições de produção, acesso a mercados e desenvolvimento organizacional e social. Serão beneficiadas 65 cooperativas e agroindústrias familiares de Alagoas.
A cerimônia também marcou a assinatura do termo de fomento que visa promover o cooperativismo da agricultura familiar em Alagoas, firmado por meio de uma parceria com a Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes). Serão investidos R$ 688.512,00.
O termo de fomento apoiará iniciativas da Unicafes para promover os produtos das cooperativas da agricultura familiar em novos mercados, tanto públicos como privados. Além disso, será facilitada a participação desses produtos em um calendário de feiras e eventos do setor.
O objetivo também inclui a viabilização de espaços permanentes para a comercialização. Serão beneficiadas 40 cooperativas, que envolvem cerca de 25 mil agricultores familiares.