Iniciativa do Governo de Alagoas, a Medalha do Mérito Silvio Vianna é conferida a servidores públicos estaduais que se destacam em suas áreas de atuação. Ao todo, dez deles serão condecorados com a medalha em 2023, em solenidade marcada para o próximo dia 26 de outubro, no Hotel Jatiúca, em Maceió.
E entre os agraciados estão dois servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc): os professores Marbyo José da Silva e Viviane Marcos Vieira de Oliveira.
Marbyo está na lista de homenageados publicada em edição do Diário Oficial por ser considerado um profissional exemplar. E sua atuação vai além do papel de docente. Isso porque ele também contribui para o desenvolvimento de projetos escolares e organiza eventos que mobilizam toda a comunidade escolar.
Professor de biologia na Escola Estadual Judith Nascimento, Marbyo, inclusive, chegou a criar um miniparque de diversões sustentável, além de um game, o Ocean Journey, exposto durante a segunda edição da Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza.
“Fiquei muito feliz pelo reconhecimento, mas custei a acreditar quando recebi a notícia. Essa homenagem, inclusive, deve ser estendida a todos os professores da Judith Nascimento. Eu terminei o ensino médio na escola em que trabalho, em Messias, onde tive a oportunidade de desenvolver o projeto de preservação ambiental que levou três alunas de uma escola do interior do estado a romperem fronteiras, destacando-se nacionalmente. Uma delas, inclusive, já recebe uma bolsa de iniciação científica ofertada pelo Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, o PROFBIO”, conta Marbyo.
A outra homenageada é Viviane Oliveira, que é servidora efetiva da Educação Estadual desde 2016. Professora de História, Viviane logo assumiu novos desafios, a exemplo das funções de coordenadora pedagógica e técnica da 2ª Gerência Especial de Educação (GEE), sediada em São Miguel dos Campos.
“Sinto-me muito honrada. Saber que somos valorizados e reconhecidos em vida por nosso trabalho e esforço diários é sempre muito gratificante, comprovando, assim, a importância do nosso trabalho para a rede pública de ensino”, comentou a professora, que é responsável por ações como o projeto Biblioteca Ativa, desenvolvido na Escola Estadual Ana Lins como forma de fortalecer a aprendizagem, além de palestras motivacionais voltadas a estudantes concluintes do ensino médio.
Valorização
Os homenageados foram recebidos no gabinete da Seduc, pelas secretárias de Educação, Roseane Vasconcelos, e de Gestão Interna, Maria Gevan Tenório. Elas parabenizaram os professores e reafirmaram o compromisso do Governo do Estado com a permanente valorização do servidor.
“Por vezes, o professor pode até pensar que seu trabalho não está sendo visto, o que não acontece em Alagoas. E esse reconhecimento não ocorre apenas quando se está em sala de aula. Afinal, também temos excelentes profissionais atuando na retaguarda. Todos nós estamos muito felizes porque tivemos dois profissionais se destacando entre vinte mil servidores naquela que é a maior honraria concedida pelo Governo de Alagoas. Esta homenagem, na verdade, premia o esforço de uma vida inteira. O professor Marbyo é um exemplo disso, um exemplo de amor à profissão”, afirmou a secretária Roseane Vasconcelos.
O prêmio
A Medalha Silvio Vianna foi instituída em 2008 e faz parte das ações de valorização inseridas no Mês do Servidor. A premiação homenageia 10 colaboradores ativos do quadro permanente de cargos do Executivo Estadual e que tenham desempenhado trabalho de destaque no exercício de suas funções.