As potencialidades de Alagoas foram destacadas nas duas publicações sobre turismo gastronômico lançadas, na segunda-feira (13), pelo Ministério do Turismo (Mtur): o “Estudo sobre Tendências de Turismo Gastronômico: Brasil 2030”, produzido em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB); e o Boletim de Inteligência de Mercado em Turismo Gastronômico, elaborado pela Coordenação-Geral de Produtos Turísticos da Pasta.
O Estudo sobre Tendências de Turismo Gastronômico – Brasil 2030 coloca Alagoas entre os 13 estados que em 2019 tiveram crescimento maior do que a média nacional (1,2%).
Vale lembrar que em 2021, Alagoas teve um desempenho ainda melhor, registrando PIB (Produto Interno Bruto) de 7,7%, também acima da média nacional, que ficou em 4,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dentre os 12 estados brasileiros que divulgam o seu próprio PIB, seguindo a metodologia do IBGE, Alagoas teve um dos três melhores desempenhos.
“O crescimento econômico do interior dos estados irá gerar novos polos com potencial turístico gastronômico, com demanda de turistas em busca de tradições, culinárias regionais e experiências fora dos grandes centros, diversificando e descentralizando a oferta no território nacional”, avalia o estudo.
Festivais gastronômicos
Já o Boletim de Inteligência de Mercado em Turismo Gastronômico evidencia um dos pratos mais consagrados da culinária alagoana: o sururu.
“O caldinho de sururu servido em Alagoas é bem diferente dos encontrados em outros estados, tanto por sua consistência como também por conter menos caldo. Em seu preparo vai bastante cebola, alho e pimentão, além do leite de coco, que não pode faltar. Prato mais popular na maioria dos bares e restaurantes da lagoa ou beira mar de Maceió e sucesso absoluto em todo o território alagoano”, descreve o estudo.
Os festivais gastronômicos Quilombola, Brasil Sabor e Bar em Bar também mereceram destaque, assim como o Mapa da Cachaça, evidenciando os municípios de Junqueiro, Maceió e São Sebastião.
“O Mapa da Cachaça é um projeto premiado no Brasil e no exterior que produz e promove informação sobre cachaça, o destilado mais brasileiro do mundo e importante produto da gastronomia brasileira. Há mais de 10 anos, o Mapa da Cachaça identifica e promove a produção de cachaça por todo o Brasil, traçando paralelos com o turismo, a gastronomia, a história e a cultura brasileira”.
Publicações
As duas publicações do MTur reúnem perspectivas nacionais e internacionais do segmento gastronômico. Os documentos foram lançados durante uma transmissão online promovida pelo órgão, destinada a interlocutores da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT) e ao público em geral.
Os textos integram as ações do Programa Nacional de Turismo Gastronômico, construído junto à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), anunciado em março.