Maceió, AL

30°C
Clear sky

Estudantes negros superam brancos em aprendizagem de matemática

Na rede estadual, desempenho de negros resulta de políticas públicas implantadas pelo Governo de Alagoas
Estudantes negros se beneficiam de políticas públicas para avançar nos estudos, em Alagoas

Alagoas é o único estado do país em que estudantes autodeclarados negros superam alunos brancos na média de aprendizagem em Matemática, aponta relatório do Observatório da Branquitude, feito com base em informações do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) de 2023.

De forma geral, o estudo revela que meninas e meninos do 9º ano do ensino fundamental, autodeclarados brancos, têm maiores médias de aprendizagem em Português e Matemática em relação a negros.

PUBLICIDADE


Na Matemática, os meninos brancos assumem a dianteira em quase todo o país. A única exceção é em Alagoas, onde pela primeira e única vez, neste levantamento, meninos negros lideraram o ranking com média 251.5 sobre 250.2 dos estudantes brancos. O dado foi publicado em O Globo, na edição do dia 29 de outubro.

O Saeb é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

O Sistema de Avaliação de Educação Básica permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Para especialistas ouvidos pela Agência Alagoas, o conjunto de políticas públicas educacionais implementadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), atua na eliminação e/ou na diminuição da desigualdade racial no ambiente escolar.