Maceió, AL

30°C
Clear sky

Estudantes desenvolvem app que aproxima doadores de instituições

Aplicativo Doe Agora faz parte do projeto de extensão Nerds da Computação do curso de Ciência da Computação da Unit
Aplicativo pretende resolver os problemas mais comuns de logística e comunicação entre pessoas e entidade sociais

A tecnologia a serviço da empatia. É dessa forma que estudantes do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas) estão desenvolvendo um aplicativo que aproximará doadores de instituições filantrópicas, facilitando a entrega e o recebimento de donativos. Trata-se do app Doe Agora.

A ferramenta faz parte do projeto de extensão Nerds da Computação e surgiu durante a aula de Experiência Extensionista I. Segundo o estudante Marcel Guinhos de Menezes Feitosa, responsável pelo Planejamento e Programação, o app está na fase de desenvolvimento visual e deve ser lançado até dezembro deste ano.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O que nos motivou a desenvolver o aplicativo foi que nós percebemos as dificuldades existentes no processo de realizar doações para instituições”, revela Guinhos.

O aluno explica que o aplicativo pretende resolver os problemas mais comuns de logística e comunicação entre pessoas e entidade sociais.

“Por exemplo: uma função do nosso aplicativo é organizar as pessoas em grupo para que possam levar os donativos juntas, visando preparar a instituição para receber vários donativos de uma só vez”.

Além do app, os estudantes também trabalham no desenvolvimento de um site em formato Dashboard.

“O site será voltado às instituições. Nele, a instituição poderá acompanhar as estatísticas e informações sobre os donativos recebidos e poderá mandar mensagens e atualizações sobre voluntariado e doações”, explica Guinhos.

Atuam, ainda, no desenvolvimento do projeto os estudantes: Maria de Fátima Nunes (Front-End e Divulgação), Ana Laura Acioly de Carvalho Vasconcellos (Design Gráfico), Marcos Antônio Costa da Silva (Design Gráfico e Branding), Gustavo Henrique Calegari Facchineti (Análise Logística e Legal), Gabriel Clementino Camerino Ávila (Planejamento) e Gabriela Maria Barbosa Pirauá Cotrim (Planejamento).

Guinhos: “O que nos motivou a desenvolver o aplicativo foi que nós percebemos as dificuldades existentes no processo de realizar doações para instituições”

Guinhos revela que o planejamento para o funcionamento do app foi uma das questões mais discutidas pela equipe.

“O aplicativo vai ser um meio de comunicação com as instituições, vai organizar os doadores em grupos e dias úteis para levar os donativos; vai organizar as instituições por categoria e listar os tipos de donativos priorizados para aquela entidade, além de ter uma aba de avisos e voluntariados para cada instituição”, detalha o estudante.

Extensão

O coordenador pedagógico dos cursos de Ciência da Computação e das Engenharias Mecatrônica e de Produção do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), Francisco Vital, ressalta que participar de atividades que ponham em prática a teoria faz com que os alunos tornem palpáveis as discussões realizadas em sala de aula.

“Nos projetos de extensão os alunos poderão errar e aprender, antes de entrar no mercado de trabalho. Além de poder ser acompanhado por um mentor/professor para orientá-lo nesse processo, sendo fundamental no aprendizado”, destaca.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE