Maceió, AL

30°C
Clear sky

Estudante da UFAL representa Alagoas na 11º edição do Campus Mobile

Ele desenvolveu a plataforma See You App que contribui para a mobilidade de pessoas com deficiência visual
Universitário Arthur Sendas Felix Almeida, do curso de computação da Ufal, idealizou um dos 18 projetos classificados para a última fase do programa (foto: divulgação)

Alagoas marcará presença na etapa final da 11ª edição do Campus Mobile. O universitário Arthur Sendas Felix Almeida, do curso de computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) idealizou um dos 18 projetos classificados para a última fase do programa, que promove o desenvolvimento de soluções por meio de aplicativos para dispositivos móveis e serviços do segmento de tecnologia.

O intuito é gerar impacto social e benefícios à população. A iniciativa, que conta com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, é uma realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP.

PUBLICIDADE


O estudante criou a plataforma See You App para auxiliar o dia a dia de pessoas com deficiência visual e promover autonomia e mobilidade na execução de tarefas simples como caminhar pela própria casa, saber o que tem na geladeira e armários, escolher uma roupa, jogar o lixo ou caminhar sozinho.

“Nós criamos um metaverso para pessoas com deficiência visual usando uma espécie de sonar para conseguir enxergar e interagir de forma única com o mundo ao seu redor. Nossa solução detecta, reconhece e prevê objetos, obstáculos, perigos, movimentos e ações. O aplicativo foi viabilizado para dar visão, liberdade e mais felicidade às milhões de pessoas cegas com auxílio da tecnologia, usando ecolocalização, realidade virtual e Inteligência Artificial”, explica Almeida.

A aplicação aposta na mesma tecnologia que veículos autônomos utilizam para dirigirem sozinhos, usando as imagens das câmeras e convertendo em som para que a pessoa com deficiência visual consiga ‘enxergar’ com os ouvidos, do mesmo modo que consegue ler com as mãos ou que um mudo consegue se comunicar com as mãos e ler lábios.

Campus Mobile

O Campus Mobile conta com seis categorias nas quais os projetos dos estudantes devem se enquadrar, são elas: Diversidade, Educação, Games, Saúde, Smart Cities e Smart Farms.

Nesta etapa final, os finalistas com os projetos mais bem avaliados em cada uma das categorias são premiados com uma viagem de imersão no Vale do Silício, na Califórnia, para aprofundar seus conhecimentos em tecnologia, além de um valor em dinheiro.

Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, estar matriculado ou recém-graduado em uma instituição de ensino superior no Brasil nos cursos de graduação, mestrado ou doutorado.