O estudante da rede estadual alagoana Claudomir Manuel de Jesus Júnior, de 17 anos, fez história nos Jogos da Juventude, que acontecem até o próximo dia 16, em Ribeirão Preto (SP). Além de garantir a primeira medalha de Alagoas na competição, ele conquistou o primeiro ouro da história do estado na modalidade Wrestling (a antiga luta olímpica) nos Jogos da Juventude.
Aluno da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, em Marechal Deodoro, ele é uma das revelações do projeto social Brutus, na Barra Nova, que já descobriu diversos talentos do esporte. Em Ribeirão Preto, Claudomir venceu quatro lutas consecutivas e enfrentou um estudante de Sergipe na final da categoria 65 kg.
“Foi uma batalha atrás da outra para conseguir chegar a esta final. Treinei muito em Alagoas para chegar aqui e fazer bonito. Ganhar essa competição foi um sonho realizado, e desde o ano passado, treinava para esta competição”, relatou o estudante, emocionado com o resultado.
Técnico da equipe alagoana de Wrestling, o professor Roberto Amorim destacou o feito histórico de Claudomir.
“Foi incrível ver um estudante da rede pública alagoana chegar ao lugar mais alto do pódio em um evento que reúne mais de 4 mil atletas de todo o Brasil. Quando encerrou o combate, ele deu a volta olímpica com a bandeira de Alagoas e emocionou toda a delegação”, contou Roberto.
Balanço
A equipe alagoana na modalidade ainda competiu com outros 8 atletas e 5 chegaram à disputa do terceiro lugar. Na competição por equipe, o estado ainda pode garantir mais uma medalha.
Os jogos contam com 18 modalidades olímpicas e, nesta primeira semana, Alagoas ainda disputa chances de pódio na ginástica rítmica e no arremesso de peso do atletismo.
Este grupo encerra sua participação nos jogos nesta segunda-feira (4). A partir desta terça-feira (5), chegam ao evento os atletas que vão disputar as modalidades de judô, tênis de mesa e voleibol.