Maceió, AL

30°C
Clear sky

Escola do Turismo vai ofertar 11 mil vagas em 36 cursos gratuitos

Programa foi lançado pelo governador, que também assinou termos de fomento ao turismo no Agreste e Caatinga
Paulo Dantas: "Vamos levar esses cursos para as sete regiões turísticas, alcançando 28 municípios" (fotos: Severino Carvalho)

Lançado nesta quarta-feira (17) pelo governador Paulo Dantas e pela secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o programa Escola do Turismo de Alagoas vai abrir 11 mil vagas em 36 cursos gratuitos para capacitar prestadores de serviços turísticos em 28 municípios. A solenidade, realizada no Palácio República dos Palmares, também marcou a assinatura dos Termos de Fomento ao turismo com as Instâncias de Governança das regiões da Caatinga e do Agreste.

O governador informou que serão investidos R$ 4 milhões na primeira etapa do programa Escola do Turismo, que terá início nesta sexta-feira (19), durante as ações do projeto “Alagoas Trabalhando”, em Piranhas, Sertão de Alagoas.

PUBLICIDADE


Segundo ele, a iniciativa chega para atender a demanda do trade turístico alagoano que necessitará, nos próximos anos, da qualificação de 50 mil pessoas para ocuparem os novos postos de trabalho criados com a expansão do setor.

“Estamos muito felizes porque entendemos que esse setor será determinante para promovermos mais igualdade social e para que o Estado possa avançar economicamente. Vamos levar esses cursos para as sete regiões turísticas, alcançando 28 municípios” assegurou Paulo Dantas.

Durante a solenidade, também foram assinados os convênios com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sindicato Empresarial de Hospedagens e Alimentação do Estado de Alagoas, entidades parceiras e responsáveis pelas inscrições e execução dos cursos.

“Essas 11 mil vagas iniciais correspondem à primeira etapa de um grande programa de capacitação. Na verdade, é o maior programa de capacitação já existente em Alagoas para capacitar e qualificar prestadores de serviços turísticos. Estamos muito felizes em cumprir com essa demanda e com o apelo do trade, considerando que cada vez mais Alagoas se consolida no turismo nacional e internacional, mas cresce, também, a demanda por mão de obra qualificada”, observou a secretária Bárbara Braga.

Termos de Fomento para as Instâncias de Governança do Agreste e da Caatinga também foram assinados

Para a presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Carvalho, a Escola do Turismo é um projeto “extremamente relevante” e que vai complementar as ações de promoção turística do Destino Alagoas, em todas as regiões.

“Nós, enquanto associação de promoção, atraímos o turista para a região e ele quando chega tem que ser bem recebido. A gente já tem uma vantagem muito grande, porque o alagoano já recebe bem, típico do nosso povo, mas a capacitação é muito importante e isso realmente vai ser um passo a mais para que o nosso Estado tenha, cada vez mais, relevância no turismo nacional”, avaliou Ana Carvalho, presente à solenidade.

Capital

Em Maceió, as inscrições para os cursos da Escola do Turismo começam no dia 26 de junho, beneficiando, principalmente, os moradores das grotas da capital.

“Essa escola inicia um novo marco para o trade turístico alagoano”, declarou o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas, Marcelo Marques.

Ao todo, 28 municípios serão polo do programa: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Barra de Santo Antônio, Maragogi, Japaratinga, São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Maceió, Marechal Deodoro, Roteiro, União dos Palmares, São José da Laje, Murici, Penedo, Piranhas, Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado, Pão de Açúcar, Coruripe, Viçosa, Paripueira, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Piaçabuçu e Barra de São Miguel.

Todas as sete regiões turísticas do estado integrantes do Mapa do Turismo de Alagoas serão contempladas: Grande Maceió; Caminho das Águas, que compreende todo o litoral Sul; Costa dos Corais, na região Norte; Caminhos do São Francisco, no médio e alto Sertão; Quilombos, Agreste e Caatinga.

O projeto de lei do programa Escola do Turismo foi aprovado em dezembro do ano passado pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

Termos de fomento

Presidente da Instância de Governança do Agreste e secretária de Turismo de Palmeira dos Índios, Cléa Carvalho afirmou que a assinatura do termo de fomento colabora com a estruturação do destino e fortalece o processo de regionalização do turismo.

“O termo de fomento vem nos ajudar a implementar políticas públicas para o desenvolvimento do turismo na região, a divulgá-la e a nos dar a oportunidade de criar nosso plano de mídia, de participar de feiras, enfim, de mostrar nosso potencial e atrair agentes de viagens e mais turistas”, comemorou Cléa Carvalho, que juntamente com o presidente da Instância de Governança da Caatinga, Ederlan da Cunha Silva, assinou o termo de fomento.