A Escola de Estado do Turismo deve concluir, até abril de 2024, a profissionalização de 25 cozinheiros, profissionais cujas habilidades são essenciais ao funcionamento de restaurantes e hotéis em Alagoas.
O curso está sendo ofertado por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As aulas são de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Ao todo, serão 500 horas de capacitação.
Para a Secretaria de Estado do Turismo, somente com qualificação é que se supera a ausência de cozinheiros especializados em alta gastronomia – para que o segmento turístico se desenvolva ainda mais.
Cursos em 17 municípios
O curso de cozinheiro é um dos 35 ofertados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em 17 municípios em novembro do ano passado. Ao todo, foram disponibilizadas mil vagas para capacitação.
“Vários alunos já foram absorvidos pelo mercado de trabalho e diversos empreendimentos têm nos buscado para contratar os concluintes”, avisa Sandra Villanova, da Superintendente na Setur.
Ela reforça que a alta temporada demanda a contratação de mais profissionais e que quem tiver qualificação vai ter facilidade para ingressar no mercado, podendo até ser efetivado posteriormente.
Ampliação de cursos
Com a perspectiva de ampliação de cursos, é provável que, até julho de 2024, o programa Escola do Turismo garanta 11 mil vagas em cursos gratuitos, todos focados no segmento turístico.
Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas no site setur.al.gov.br . Para cursos ministrados pelo Senac, é necessário se inscrever presencialmente, em Maceió ou Arapiraca.