A equipe Sesi Senai Robomac, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, em Maceió, conquistou três troféus de primeiro lugar na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica, realizada no Sesi Paulista, em Pernambuco, na sexta-feira (2) e no sábado (3).
A bandeira alagoana flamulou no lugar mais alto do pódio no Desafio do Robô, no Projeto de Inovação e no Desempenho do Robô.
No Desafio do Robô, os alagoanos alcançaram 520 pontos, um dos maiores índices do Brasil na categoria que chega até 550 pontos. Esta etapa reuniu 36 equipes de escolas públicas e privadas, e equipe de garagem de Pernambuco, Alagoas, Aracaju, Paraíba e Rio Grande do Norte, nas modalidades First Lego League (FLL) Challenge e First Tech Challenge (FTC).
A temporada 2023/2024 foi batizada de “Masterpiece” e desafia os estudantes a pensarem como o teatro, o cinema, a música e o design permitem criar o futuro. O projeto de pesquisa da Robomac se chama “Arte em Braille” e surgiu da paixão de uma das integrantes da equipe pela pintura.
Inclusão
Pensando na inclusão, os alunos do Sesi Senai Benedito Bentes pensaram em reproduzir pinturas em alto relevo em superfície de MDF, por meio de uma máquina CNC, possibilitando que pessoas cegas “enxerguem” os quadros.
Para quem tem baixa visão, a solução está na escolha de cores mais vibrantes. O projeto inclui caixas de som com audiodescrição para que pessoas com deficiência visual possam apreciar a arte.
As equipes mais bem avaliadas nos regionais ganham o direito de competir na etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL). O desafio acontece em Brasília-DF, de 29 de fevereiro a 2 de março próximos.