A Equatorial reduziu em 71.4% o tempo em que o alagoano fica sem energia elétrica e em 65% as ocorrências de interrupção no fornecimento, durante todo o ano. Os dados se referem à média comparativa entre 2019, quando a concessionária assumiu o sistema elétrico no estado, e 2022. Os indicadores de qualidade foram apresentados na manhã desta quarta-feira (28), quando a empresa divulgou o Plano Operacional de Réveillon.
“Quando chegamos aqui, o alagoano ficava, em média, 63 horas sem energia durante o ano. Hoje a gente comemora, temos um resultado de 18 horas”, cita o superintendente de Operação da Equatorial Alagoas, Sérgio Valinho.
“Em média, o alagoano ficava 20 vezes sem energia ao ano, quando aqui chegamos. Estamos fechando 2022 com a marca de sete ocorrências. Queremos e temos sim o compromisso de reduzir, cada vez mais, esses indicadores para colocar Alagoas numa posição de destaque, tanto no setor elétrico regional, quanto no setor elétrico nacional”, acrescenta Valinho.
Ele afirma que a melhoria dos indicadores de qualidade é fruto dos investimentos feitos pela Equatorial no sistema elétrico alagoano. Segundo o superintendente, a concessionária já investiu mais de R$ 1,1 bilhão, desde que chegou ao estado em março de 2019.
Plano
O superintendente de Operação e o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, apresentaram à imprensa, na manhã desta quarta-feira (28), o Plano Operacional de Réveillon, que prevê, dentre outras, ações preventivas e de manutenção. De acordo com eles, a empresa vai, praticamente, dobrar a sua capacidade de atuação durante o período festivo.
Cerca de mil profissionais e 300 equipes estarão envolvidos no Plano Operacional de Réveillon da Equatorial, em todo o estado.
“Temos um time preparado para atuar em todas as bases de atendimento no estado, ou seja, todos os 102 municípios de Alagoas estarão assistidos pela Equatorial. Instalamos mais de 600 equipamentos nas redes que nos permitem perceber o desempenho em tempo real, e caso aconteça alguma anormalidade, fazer a recomposição da rede no menor tempo possível”, assegura Valinho.
Áreas com grande fluxo turístico e adensamento populacional receberão atenção especial da Equatorial, do Litoral Sul, em Coruripe; até o Norte, em Maragogi, passando pela capital e região metropolitana. A região dos Cânions do São Francisco, sobretudo Piranhas, também está no radar da concessionária de energia elétrica.
“Estamos confiantes, fruto do trabalho de toda a nossa equipe, de que Alagoas terá, assim como foi o Natal, um Réveillon de luz com a energia da Equatorial. A gente faz, primeiro, um mapeamento onde vão ocorrer as principais festas. Temos, nessas localidades onde esses eventos foram mapeados, reforço da nossa estrutura de atendimento 24 horas por dia, conectado com o nosso Centro de Operação que fica aqui em Maceió”, explicou.