A Equatorial apresentou, nesta quarta-feira (20), os planos operacionais para o verão e as festas de fim de ano em Alagoas. Durante o Natal e o Réveillon, a concessionária vai mobilizar quase mil profissionais, o que representa um incremento de mais de 80% da estrutura de atendimento emergencial, em todo o estado.
“A gente busca a preparação ao longo de todo o ano: faz os investimentos em manutenção e em expansão da rede. Com certeza esse período de festas é especial, tem um carregamento mais alto (consumo), as pessoas estão mais concentradas e também há toda uma expectativa de final de ano, das festas de Natal e Réveillon. Então a gente prepara todo um aparato”, garantiu o superintendente de Operações, Thiago Attias.
Durante as festas de final de ano, a Equatorial informou que vai mobilizar 45 profissionais, entre engenheiros, líderes e analistas. Serão 75 técnicos de distribuição, 39 controladores e 768 eletricistas em atuação.
Operadores também ficarão de plantão no Natal e Réveillon em dez subestações: Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema, Coruripe I, Arapiraca I, Maragogi, São Luís do Quitunde, Cruz das Almas, Stella Maris, Marechal Deodoro e Tabuleiro do Martins.
“Ficamos com equipes dispostas em alguns pontos específicos para, em eventuais problemas, fazer manobras no sistema. A gente também faz inspeções prévias nesses locais específicos, nesse período bem próximo das festas, aproveitando alguns simulados de cargas altas, a exemplo do feriado do dia 8 de dezembro, quando tivemos um carregamento alto por conta de concentração de pessoas. Fizemos inspeções e manutenções nesses locais”, explicou Thiago.
Equipes também ficarão de prontidão em Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Parque Shopping (Maceió), Praia da Avenida (Maceió), Barra de São Miguel, Coruripe e Piranhas.
“A gente busca varrer todo o litoral, principalmente onde há concentração em áreas turísticas; e as zonas do interior, que têm esse perfil, a exemplo de Piranhas”, pontuou. Já o Centro de Operações Integradas (COI), na capital, terá um incremento de 36% em sua estrutura.
Investimentos
O presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, destacou que 2023 foi o ano de maior investimento (cerca de R$ 500 milhões) desde que a concessionaria começou a atuar no estado, em 2019.
“Estamos fazendo cinco anos de atuação em Alagoas agora em março de 2024. Durante esse período, nós investimos mais de R$ 1,6 bilhão. Foram investimentos em todo o estado: novas subestações, ampliações de rede, manutenções preventivas e isso está espalhado do Litoral ao Sertão”, afirmou Humberto Soares.
De acordo com ele, em 2024 devem ser investidos mais R$ 400 milhões.
“Para 2024 nós continuamos com expansão, fazendo muitos investimentos. Vou destacar aqui dois muito importantes: uma nova subestação aqui na capital, no bairro da Gruta, e uma subestação nova em Arapiraca, que também é uma cidade que cresce muito e que demanda bastante energia. Fora esses investimentos, terão muitos outros, sempre visando melhorar a qualidade de energia para o estado de Alagoas”, acrescentou.
O presidente da Equatorial Alagoas ressaltou, ainda, que “2023 foi um ano de muito trabalho” e que a concessionária conseguiu realizar todos os investimentos previstos, principalmente no tocante à parte estrutural, que precisava ficar pronta até novembro, antes da temporada de verão e das festas de final de ano.
“Nós duplicamos mais uma parte da linha de distribuição do Litoral Norte, levando energia até Porto Calvo. Trata-se de uma segunda linha para gerar uma confiabilidade maior ao sistema. Concluímos também a subestação Costa dos Corais, em Porto de Pedras, na Rota dos Milagres, que vai beneficiar toda aquela região que cresce bastante, como também em Barra de São Miguel ”, citou.
“Conseguimos fazer todos esses investimentos para garantir que a gente tenha um verão e as festas de final de ano com uma boa qualidade de energia”, finalizou.
Serviço: como proceder em caso de ocorrências
Para um melhor atendimento a seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto com a assistente virtual “Clara”, atualizada recentemente oferecendo mais praticidade e que atende no WhatsApp (82) 2126-9200.
Também é possível ter acesso a outros serviços pelo site equatorialenergia.com.br selecionando o estado “Alagoas”.
A concessionária lembra que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.