Diretores da Equatorial Alagoas apresentaram, nesta quinta-feira (19), o plano operacional para as festas de final de ano. Batizado de “Plano Verão”, o esforço concentrado tem como objetivo garantir o bom fornecimento de energia elétrica durante durante o período. Eles divulgaram ainda o balanço das ações realizadas em 2024 e anunciaram mais investimentos para o próximo ano.
“O Plano Verão, na verdade, começa no início do ano. A gente vem fazendo uma série de obras de melhoria na rede, reforço, podas, aumentando a flexibilidade operacional para deixá-la bem resistente esse período, que é um pouco mais severo, em termos de chuvas, de vegetação e também de carga”, citou o superintendente da Equatorial Alagoas, Estevon Schettino.
De acordo com ele, serão empregados mais de mil profissionais no esforço concentrado durante a Operação Verão, o que representa uma elevação de 120% no número de equipes disponíveis para o trabalho.
“Temos também um time de atendimento para que toda a ocorrência que acontecer, o cliente consiga entrar em contato com a empresa e a gente consiga rapidamente atender com as nossas equipes distribuídas”, acrescentou.
Schettino ressalta que regiões com grande fluxo de pessoas, a exemplo da Metropolitana de Maceió e dos polos turísticos dos litorais Norte e Sul, receberão atenção especial da Equatorial Alagoas.
“A Equatorial está preparada para que a gente consiga proporcionar aos nossos clientes um atendimento rápido e seguro, e uma qualidade de energia e fornecimento conforme o esperado por nossos clientes”, conclui Schettino.
Investimentos
Gerente de Experiência com o Cliente da Equatorial, Carlos Morais apresentou o balanço dos investimentos feitos pela concessionária e o que está previsto para o próximo ano.
“Num balanço até setembro deste ano, temos mais de R$ 400 milhões investidos. Lembrar que nos cinco anos de concessão, comemorados agora, já investimos mais de R$ 2.1 bilhões com a ampliação de subestações”, revelou Morais.
Nesse período, segundo ele, a concessionária já colocou em operação oito subestações e ampliou outras 13 unidades em todo o estado, investimentos direcionados para dar robustez à rede.
“O ano de 2024 foi um ano em que a Equatorial focou muito nos investimentos em redes, transformadores e na automatização dos sistemas, tudo direcionado para que o cliente na ponta, como a gente chama, consiga perceber a qualidade no fornecimento. Se você tem redes inteligentes, subestações que podem ser operadas à distância, você diminui o tempo de espera por uma falta de energia”, observou.
Morais também citou os investimentos nas áreas da cultura e educação, por meio do lançamento de editais que somaram mais de R$ 3 milhões.
“Para 2025 a gente já temos uma expectativa de investimentos, deve ficar inicialmente nessa casa dos R$ 400 milhões”, revelou.
Como proceder em caso de ocorrências?
A Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa. O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento, através do telefone 0800 082 0196, e por mensagem de texto com a assistente virtual “Clara”, que atende no WhatsApp (82) 2126-9200. Também é possível ter acesso a outros serviços pelo site www.equatorialenergia.com.br selecionando o estado de “Alagoas”.
“Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas”, informa a concessionária.
A Equatorial informa ainda que os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.