Maceió, AL

30°C
Clear sky

Encontro em AL discute agilidade para abertura de empresas

Presidentes de Juntas Comerciais de todo o Brasil reúnem-se em Maceió a partir de quarta (8), no Hotel Ponta Verde
Portal Facilita Alagoas garante agilidade na abertura e baixa de empresas, em Alagoas

O encontro nacional de presidentes de Juntas Comerciais vai debater, em Maceió o processo de registro mercantil e encontrar soluções para deixar mais rápido e fácil a abertura de novas empresas. Em Alagoas, é possível abrir empresa em até um dia e duas horas.

O evento, organizado em parceria com a Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), será aberto nesta quarta-feira (8) e prossegue até quinta-feira (9), no Hotel Porta Verde. Em 2021, Alagoas sediou o mesmo encontro.

PUBLICIDADE


Para garantir a presença de todos os presidentes das 27 Juntas Comerciais do Brasil, o evento preparou estrutura para que alguns dos presidentes possam interagir de forma remota. Assim, haverá representação de todas as unidades.

26h para abrir empresa

Discussão sobre o desenvolvimento do ambiente de licenciamento de negócios é  tema que será discutido durante o encontro, apurou o portal ALNB. Alagoas, inclusive, é referência quando o assunto é prazo para abertura de empresas.

No primeiro trimestre deste ano, verificou-se média de um dia e duas horas para abertura ou baixa de um negócio em Alagoas. O tempo é observado desde a consulta prévia (início do processo) até a autenticação por parte da Juceal.

Haverá visita técnica à sede da Juceal, onde trabalham 72 pessoas. Objetivo é explicar aos participantes os serviços de cada setor, incluindo o andamento do processo pelo Portal Facilita Alagoas, base para sistemas de outros onze estados.

Alagoas tem 252 mil empresas

Alagoas possui 252.087 empresas com registro ativo, sendo 164.827 microempreendedores individuais, 58.690 microempresas, 12.497 empresas de pequeno porte e 16.073 empresas consideradas sem porte.