A abertura de empresas relacionadas ao mercado de animais domésticos cresceu 71,34%, nos últimos cinco anos no estado, de acordo com a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal).
Os dados locais estão sintonizados com a realidade nacional e continuam crescendo porque a quantidade de animais de estimação não para de crescer em todo os estados do Brasil.
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existiam em 2023 aproximadamente 167,6 milhões de pets no país.
Faturamento é crescente
O setor que gerou renda da ordem de R$ 46,8 bilhões, no ano passado. Terceiro maior mercado em faturamento, o Brasil fica atrás somente dos Estados Unidos e da China.
“Os tutores investem mais no cuidado desses animais. Existe até plano de saúde para pets. A medicina veterinária também está crescendo muito”, diz Hugo Paes, empresário.
Atualmente, existem 2.265 empresas com registro ativo que possuem atividades voltadas para os pets como sendo a sua principal, em Alagoas.
Os maiores números são encontrados para Maceió, com 1.017 negócios – 44,9% do total -; Arapiraca, com 208; Rio Largo, com 87; e Marechal Deodoro, com 72.