Maceió, AL

30°C
Clear sky

Empreendedores têm até o dia 25 para aderir a programa de inovação

Oportunidade é para micro e pequenos negócios que querem diminuir custos, elevar o lucro e aumentar produtividade
Quem já participou do ALI destaca ainda que o programa ajuda na identificação de alguns entraves que prejudicam a evolução do negócio (foto: assessoria)

O empreendedor que deseja melhorar a produtividade a partir de ações de inovação, com foco em produtos e serviços, tem até o dia 25 de fevereiro para se inscrever no Programa de Agentes Locais de Inovação (ALI), que inicia neste semestre mais um ciclo de atendimentos.

O Programa é uma ótima oportunidade para os micro e pequenos negócios de qualquer setor que querem diminuir custos, elevar o lucro e aumentar a produtividade.

PUBLICIDADE


Existem três formas para se inscrever no Programa ALI: preenchendo o formulário neste link, acessar esta página ou ainda pelo WhatsApp (82) 98104-9681. As vagas são limitadas.

As empresas que se inscreverem vão receber orientações dos agentes locais de inovação do Sebrae nas modalidades Produtividade e Transformação Digital, num período total de seis meses. O analista da Unidade de Soluções e Inovação, Vitor Pereira, explica que as duas modalidades são complementares entre si.

“A Produtividade tem esse objetivo de redução de custos com aumento de faturamento, para fazer com que a empresa aumente a sua produção. Já a Transformação Digital tem a intenção de trabalhar um problema tecnológico, com apresentação de solução tecnológica logo em seguida, visando a transformação digital da empresa. A gente entra com provedor de solução de alguma ferramenta tecnológica e assim ajudamos a transformar digitalmente aquela empresa”, diz.

Quem já participou do ALI destaca ainda que o programa ajuda na identificação de alguns entraves que prejudicam a evolução do negócio e que, nem sempre, o empreendedor percebe durante o dia a dia da gestão.

“O ALI despertou para gargalos em nosso negócio e atentamos depois para pontos que não tínhamos dado a importância necessária”, revela Aniete Rocha, da empresa N3 Coworking.

A experiência foi tão empolgante que a empresa, algum tempo depois, chegou a lançar um programa de empreendedorismo para profissionais de múltiplas áreas do conhecimento. Para isso, Aniete contou sempre com a sua sócia Margíria Mércia.

“Investir em um negócio de coworking é atentar para a inovação, um dos pilares do Programa ALI. É ter clareza da importância da democratização dos espaços de trabalho no mundo empreendedor”, observa. “E foi assim que em 2022 lançamos a N3 Acelera, um programa de aceleração realizado em quatro meses, com palestras, mentorias e oficinas, sempre com foco no desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Lançaremos no dia 14 de fevereiro os acelerados de nossa primeira turma”, comemora.

Eficiência

A preocupação no gerenciamento do estoque com mais eficiência, para agilizar o processo de produção, foi o que motivou a empresária Dionéia Rayane Nunes a também se inscrever no ALI. Ela e a irmã montaram juntas um pequeno negócio de venda de bolos caseiros, a loja Bom Bolo.

“Conseguimos desenvolver ferramentas personalizadas para o nosso negócio, resolver contratempos na produção e melhoramos a eficiência do nosso controle de estoque. A analista do Sebrae foi fundamental na nossa jornada. Com muita paciência, ela nos ajudou em todos os processos, conseguimos concluir os nossos objetivos e ficamos muito felizes com os resultados”, conta. A irmã de Dionéia sempre trabalhou no ramo de bolos artísticos para grandes eventos, e ela sempre a estava ajudando, até que veio a decisão de investir em uma loja de bolos caseiros.

“Depois de seis meses de loja aberta, minha irmã recebeu uma proposta de morar em outro estado. Com isso, ela me perguntou se tinha o interesse em assumir a loja, eu e meu esposo sempre tivemos um desejo de trabalhar em algo nosso, então deixamos nossos empregos e embarcamos nessa jornada que é o empreendedorismo. Apanhamos muito no início, e depois ainda veio a pandemia, mas o Sebrae foi um parceiro muito importante para conseguirmos estar de pé nesse caminho”, relembra.