O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) assegurou 30.523 transfusões sanguíneas, em 2023. Com isso, milhares de vidas foram salvas, graças à equipe multidisciplinar na capital e no interior.
Os dados foram divulgados pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) do Hemoal e são referentes aos hemocomponentes liberados pelas unidades Maceió e Arapiraca.
O hemocentro de Maceió abastece os hospitais e maternidades da capital, Região Metropolitana, litorais Norte e Sul, bem como a Zona da Mata e o Vale do Paraíba.
O hemocentro de Arapiraca assegura o fornecimento para unidades hospitalares do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, da II Macrorregião de Saúde.
Entre os pacientes que receberam transfusões sanguíneas ao longo de 2023, decorrentes das doenças de sangue recebidas pelo Hemoal, está o pequeno Guilherme Vinícius dos Santos, que é acometido por doença falciforme.
Fã do Homem-Aranha, o garoto é acompanhado no Núcleo de Hematologia do Hemoal regularmente e, geralmente, todos os meses, necessita receber transfusões.
“O Hemoal é a minha segunda casa, porque desde pequenininho que venho para me consultar, receber minhas medicações e as transfusões sanguíneas, que salvam a minha vida. Sou grato ao Hemoal, a todos os profissionais, assim como a todos que não me conhecem, mas que doam o seu sangue para salvar a vida de pessoas como eu, que possuem doenças hereditárias”, ressalta Guilherme Vinícius dos Santos.