O campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) completou 18 anos de fundação e festejou uma marca importante: mais de 12,5 mil estudantes formados em 19 cursos. A instituição foi inaugurada em 16/09/2006.
As atividades começaram com 16 cursos de graduação, sendo 11 em Arapiraca e cinco em Palmeira dos Índios (Serviço Social e Psicologia), Penedo (Engenharia de Pesca e Turismo), e Viçosa (Medicina Veterinária).
Em 2011, a sede ganhou mais três cursos noturnos, viabilizando o acesso de mais 120 alunos oriundos de Arapiraca e das regiões circunvizinhas.
Em 2014, a Unidade Educacional Penedo passou a ofertar três novas graduações, disponibilizando mais 150 novas vagas, das quais 50 foram para atender a demanda do horário noturno.
Em 2015, em Arapiraca, houve a mplantação do curso de Medicina, ofertando de início, 60 vagas anualmente.
Mais de 12,5 mil profissionais já foram formados pelo Campus Arapiraca, que atualmente está com todos os cursos com a carga horária total integralizada.
A vida dos egressos é acompanhada com destaque no mercado de trabalho, em aprovações em concursos públicos ou nas pós-graduações Stricto Sensu em vários estados brasileiros.
Durante esses 18 anos, o Campus de Arapiraca expandiu sua capacidade de formação e conquistou a autorização para abrir vários cursos de pós-graduação, em diversas modalidades.
“O incentivo à vida acadêmica reflete no contexto geral do campus, sendo a criação de uma nova Ifes com sede no agreste alagoano um importante instrumento de desenvolvimento regional”, destacou o diretor-geral Arnaldo Tenório.