Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ela transforma a autoestima de mulheres maduras como consultora de imagem

Virgínia é prova de que nunca é tarde para buscar novos propósitos e inspirar outras mulheres
Dentista, Vergínia iniciou sua trajetória na consultoria de imagem ao buscar um trabalho que lhe proporcionasse liberdade geográfica e realização pessoal (fotos: Julio Vasconcelos)

Recomeçar pode ser desafiador, mas também transformador. Virgínia Maroja é prova de que nunca é tarde para buscar novos propósitos e inspirar outras mulheres por meio do empreendedorismo. Após 30 anos atuando como odontóloga, ela se tornou consultora de imagem e estilo e tem se destacado por ajudar mulheres maduras a redescobrirem sua autoestima por meio da revitalização de guarda-roupas e da valorização da imagem pessoal.

A pernambucana iniciou sua trajetória na consultoria de imagem ao buscar um trabalho que lhe proporcionasse liberdade geográfica e realização pessoal. A paixão por moda começou como hobby, através da costura e crochê, até se especializar em design de moda e consultoria de imagem.

PUBLICIDADE


“Na adolescência, ainda muito jovem, eu queria a área da saúde para ajudar as pessoas. Dentro dos cursos da saúde, eu escolhi a odontologia, porque eu tenho facilidade com pequenos detalhes, com precisão, com trabalhos manuais e me identifiquei com odontologia. Trabalhei por 30 anos com muito esmero, elevando a autoestima das pessoas com o sorriso, mas no final eu quis ressignificar, ter liberdade geográfica, não queria ficar presa ao consultório e aí fui buscar um novo propósito na minha profissão”, explicou.

De Pernambuco para Alagoas

Perto da sua aposentadoria, Virgínia saiu de Pernambuco e veio para Alagoas acompanhar o marido que estava a trabalho. Aqui ela transformou os jalecos em acessórios e no lugar da autoestima do sorriso, agora focou na autoestima da imagem.

“Não é fácil a transição de carreira em qualquer idade, imagine na maturidade, mas eu enfrentei esse desafio”, destacou.

Em três anos desde a mudança de profissão, Virgínia afirma que nunca parou de estudar. O interesse pela moda começou com a costura e a confecção de bolsas, mas logo sentiu que queria ir além do trabalho manual.

“Fui aprender a costurar, fazia bolsas lindas, mas como eu gosto de estudar, achei pouco só o manual. Queria mais e fiz design de moda”, contou. Durante o curso, se identificou com a consultoria de imagem e desde então, não parou mais. Atualmente, cursa um MBA em Negócios de Moda pela USP, transformando o que era um hobby em uma nova carreira que une propósito e realização pessoal.

Virgínia foca no atendimento a mulheres 40+, 50+ e 60+, com o propósito de elevar a autoestima e ressignificar a autoimagem.

Entre os trabalhos ofertados estão o de consultoria em cores, a descoberta de estilo pessoal, de compras com propósito, a revitalização do guarda-roupa, o visagismo, a consultoria específica para noivas, palestras e workshop, produção de looks para fotos e eventos, além de combos especiais para mulheres com idade ouro, como ela prefere chamar as mulheres maduras.

Virgínia foca no atendimento a mulheres 40+, 50+ e 60+, com o propósito de elevar a autoestima e ressignificar a autoimagem

Seu trabalho vai além da estética, trazendo autoconhecimento e confiança para suas clientes. A revitalização do guarda-roupa consiste em identificar o estilo pessoal da cliente, reaproveitando peças que já estão no armário, sem a necessidade de grandes compras. Para ela, nunca é tarde para recomeçar.

“O importante é ter um propósito, se manter ativa e transformar a experiência de vida em um diferencial para a sociedade.”, destacou Virgínia.

Sebrae Delas

Para empreender com conhecimento e segurança, Virgínia tem uma ligação forte com o Sebrae Alagoas. Ela lidera a comunidade Idade de Ouro, um grupo de mulheres maduras que promove encontros para troca de experiências, debates sobre temas relevantes e o fortalecimento da autoestima.

A relação com o Sebrae Delas surgiu a partir da comunidade Idade de Ouro, onde Virgínia participou de workshops e capacitações. A conexão tem sido fundamental para fortalecer sua atuação como empreendedora e inspirar outras mulheres.

“Mulheres apoiam mulheres, é um apoio que nós temos, uma troca de experiência. Estar nesse grupo é mais conhecimento e isso não tem preço. Nós não vamos ficar em casa ociosas, vamos produzir, vamos dar exemplo aos jovens. A nossa bagagem, e a nossa experiência não vão ficar perdidas”, falou sobre a importância de viver em comunidade entre mulheres empreendedoras.

Em 2024, mais de 2.600 mulheres, de 72 municípios alagoanos, foram atendidas pelo programa Sebrae Delas, que incentiva, apoia e fortalece a cultura empreendedora entre as mulheres.

Por meio de capacitações, cursos, workshops, palestras e oficinas, o programa tem promovido o desenvolvimento pessoal e profissional das participantes, inspirando e impulsionando seus negócios.

Virgínia durante atendimento à cliente Adelina, de 80 anos

Economia prateada

Apesar de Virgínia chamar de “Idade de Ouro”, o conjunto de atividades econômicas voltadas para atender a população com 50 anos ou mais é chamada de silver economy ou economia prateada, um segmento que envolve todos os produtos e serviços adquiridos por essas pessoas.

A população de pessoas com 50 anos ou mais é crescente no Brasil e no mundo e apresenta hábitos de consumo bem definidos. A economia prateada é considerada a terceira maior atividade econômica do mundo, movimentando mundialmente US$ 7,1 trilhões anualmente e estes dados revelam uma grande oportunidade para o e-commerce. Nos Estados Unidos, por exemplo, metade da população entre 52 e 70 anos passa pelo menos 11 horas por semana on-line.

“Nós podemos aplicar a nossa experiência e a resiliência, que nós maduros somos mais resilientes”, explicou Virgínia.

Ela fez um atendimento na casa da senhora Adelina, de 80 anos. Durante a consultoria, Virgínia analisou o guarda-roupa da cliente, ofereceu dicas de moda e deixou uma mensagem inspiradora para mulheres que desejam sair da zona de conforto e enxergar no empreendedorismo a oportunidade para um novo propósito de vida. Confira no vídeo abaixo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias / Texto: Débora Muniz