Maceió, AL

30°C
Clear sky

Ecobrinquedoteca conscientiza sobre preservação ambiental

Espaço para crianças e adultos tem jogos educativos feitos com materiais recicláveis, na Universidade Estadual, em Arapiraca
Letícia Vitória, de 9 anos: "Aprendi que temos que reciclar para não poluir planeta"

Jogos educativos feitos com materiais recicláveis? Sim. Na Ecobrinquedoteca da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), em Arapiraca.

Trata-se de projeto cujo propósito central é promover a conscientização ambiental desde a infância, mas garantindo, é claro, a diversão de quem for ao local.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Letícia Vitória Nascimento Cavalcante, de 9 anos, é uma das usuárias do espaço, para onde é levada pela sua mãe, Gescyka do Nascimento, aluna da Uneal.

“Aqui, aprendi que temos que reciclar para não poluir o planeja. Tudo o que aprendo aqui eu ensino para meus colegas da escola”, comentou a estudante.

Sustentabilidade e reciclagem

A Ecobrinquedoteca é iniciativa dos estudantes do curso de Ciências Biológicas, que lideram uma iniciativa sustentável com ênfase na reciclagem de materiais.

“A conscientização é por meio do exemplo. Eles fazem coleta de materiais recicláveis”, explica a professora Cláudia Almeida, coordenadora do espaço.

O objetivo é colocar em prática a questão da sustentabilidade, enfatizando a redução do consumo de recursos naturais e da produção de resíduos.

“Estou aprendendo a desenvolver ações que serão úteis em minha carreira como futuro professor”, diz José Leandro Ferreira, monitor na brinquedoteca.

Ecobrinquedoteca conta com apoio de monitores para orientações sobre reciclagem

Incentivo aos acadêmicos

Para o coordenador do curso de Ciências Biológicas, Renan Rocha, a iniciativa incentiva alunos de outros cursos elaborem projetos pedagógicos.

“Não importa a idade, quem ensina sempre aprende com os alunos. Precisamos levar a universidade par além dos muros”, observa.

A Ecobrinquedoteca funciona às quintas e sextas, das 7h30 às 11h30, e atende crianças, filhos de servidores e universitários, além de alunos de licenciatura.

PUBLICIDADE