A médica Esiane de Freitas Correia, 30 anos, venceu a etapa regional do Prêmio Torrent/TYSA, que seleciona os melhores jovens psiquiatras de cada região do país. Ela finalizou a residência em fevereiro de 2024 e foi escolhida como melhor residente em Psiquiatria do Nordeste.
Esiane é egressa do Programa Unificado de Residência Médica em Psiquiatria, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Ela desenvolveu atividades no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e no Hospital Portugal Ramalho. No próximo dia 11 de abril, a médica vai disputar a etapa nacional.
“É muito importante trazer esse prêmio, mais uma vez, para nossa Residência de Psiquiatria da Ufal e Uncisal. Competimos com outros residentes de outros estados e isso confirma o quanto saímos preparados”, destaca Esiane.
O supervisor do Programa de Residência em Psiquiatria pela Ufal, Valfrido Leão, destaca a importância da conquista.
“De certa forma, isso sugere que o programa de residência de Psiquiatria de Alagoas traz uma qualidade na formação desses futuros psiquiatras que são tão bem-sucedidos em suas vidas profissionais, concursos e competições. Não à toa, nossos egressos já foram aprovados como psiquiatras da UFAL, no concurso da Ebserh, além de serem aprovados em programas de R4 na Unifesp, na USP, na UFRGS e na UFC”, reforça.
Ainda segundo o supervisor, em 9 edições da premiação, Alagoas ganhou 5 etapas nordestinas. “Nenhum outro estado do Nordeste foi tão premiado”, enfatiza.
Prêmio Torrent/TYSA
O Concurso, idealizado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Torrent do Brasil, tem o objetivo de contribuir com a formação de residentes com o que há de mais recente em Psiquiatria, por meio da educação continuada.
Puderam participar dessa edição residentes matriculados (no ato da inscrição) no 3º ano de residência em Psiquiatria de todas as instituições de ensino do país.
A escolha do melhor residente em Psiquiatria de cada região foi feita por meio de duas avaliações. A premiação regional contempla o ganhador com passagem e hospedagem em São Paulo e inscrição do congresso Clínica Psiquiátrica, organizado pela USP.