Para auxiliar profissionais de saúde, do direito e acompanhantes das crianças, um grupo de professores e profissionais na área da saúde organizou um E-book sobre Direitos da Criança Hospitalizada. A obra foi lançada pela editora da Universidade Estadual de Alagoas (EDuneal) e é uma iniciativa do projeto de extensão Sorriso de Plantão.
“Nosso livro visa atender demandas visualizadas pelos autores no cenário de assistência à criança hospitalizada que apresentam fragilidades no Estado de Alagoas. A intenção é que os profissionais de saúde, do direito e acompanhantes possam divulgar, compartilhar, desfrutar dos ensinamentos”, disse Maria Rosa da Silva, enfermeira, professora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e coordenadora do Projeto Sorriso de Plantão.
O livro responde à necessidade de conhecer mais sobre os direitos da criança hospitalizada e, sobretudo, como garanti-los. Fora do círculo dos profissionais da saúde e dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, quem mais se envolve na vigilância, na defesa e na proteção dos direitos da criança hospitalizada? Esse e outros questionamentos são abordados na publicação, que já pode ser acessada através do link: https://www.eduneal.com.br/produto/direitos-da-crianca-hospitalizada/
Legislação
A vida das crianças hospitalizadas envolve uma área do direito ainda pouco discutida. Pela legislação, ela vem sendo apontada desde o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e complementada pelo Marco Legal da Primeira Infância (2016). Tomou forma operativa com precisão e detalhe na Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que aprovou o texto elaborado pela da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Entretanto, uma coisa é o reconhecimento formal e seu registo num documento normativo, outra é como isso é trabalhado na prática. Por isso, o E-book foi lançado, informam as organizadoras da obra.
“Se você é profissional de saúde ou está vinculado à garantia dos direitos da criança é importante a leitura do livro. Ele aborda questões do cenário de hospital em que muitas vezes o direito das crianças foi negligenciado”, explica Maria Rosa, uma das organizadoras da obra.
Também organizaram a obra: a bacharela em Direito, especialista em Educação em Direitos Humanos e Diversidade, Jéssica Ferreira Nunes; e Elisangela Mercado, pedagoga, professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e integrante da Rede Nacional e Estadual da Primeira Infância.
Maria Rosa destacou, ainda, que a produção do livro só foi possível graças à dedicação dos colaboradores e ao apoio financeiro da Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas e da Rede Estadual da Primeira Infância.
“Em nome de toda a equipe do Projeto Sorriso de Plantão, agradeço a todos os autores colaboradores, à Uncisal, à Ufal e à Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas e à Rede Estadual da Primeira Infância, que foram fundamentais no apoio financeiro na publicação do e-book”, concluiu.