Maceió, AL

30°C
Clear sky

Duplicação de trechos da BR 101 será retomada em Alagoas

Ministério dos Transportes garantiu licitação para obras em Joaquim Gomes, Junqueiro e São Sebastião
Ministro Renan Filho na solenidade de confirmação de retomada da duplicação da BR 101

O Ministério dos Transportes confirmou a retomada da duplicação de alguns trechos da BR 101, em Alagoas, nos municípios de Joaquim Gomes, Junqueiro e São Sebastião.  As melhorias vão beneficiar 100 mil pessoas, dentre as quais 2 mil famílias indígenas. Serão investidos cerca de R$ 250 milhões.

“Seguimos a orientação do presidente Lula de pensar no desenvolvimento dos transportes e do país sempre levando em conta o cuidado ambiental e as necessidades das comunidades originárias”, afirmou o ministro Renan Filho, ministro dos Transportes. “É um momento histórico”, completou.

PUBLICIDADE


A previsão do Ministério dos Transportes é que a licitação para a duplicação de 10 quilômetros localizados no município de Joaquim Gomes seja aberta ainda em setembro deste ano. Um dos pontos positivos da obra será o aumento da segurança e redução de acidentes nos trechos licitados.

Para a cacique Nena Karapotó, da tribo Karapotó Terra Nova, em São Sebastião, a duplicação deve evitar acidentes como o que vitimou  o cacique Antonio Isidorio, aos 66 anos, e seu filho, Rosivan dos Santos, de 33 anos. Ela acredita que a duplicação vai trazer segurança e evitar novos acidentes.

A assinatura para retomada das obras também vai trazer outros benefícios às comunidades indígenas à margem da via, nos segmentos de educação, de saúde e no familiar também. “O TAC vai fortalecer a infraestrutura educacional, de saúde e familiar”, observou  o líder comunitário Igor do Vale.

As conversas para a conclusão do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foram retomadas no início deste ano, quando o ministro Renan Filho apresentou um plano de ações a lideranças indígenas, representantes do MPF, do DNIT, da Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde.