Você é tabagista e deseja parar de fumar? Pois nesta sexta-feira (31 de maio), Dia Mundial sem Tabaco, saiba que em Maceió o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-Ufal) realiza atendimento por meio do programa de Controle do Tabagismo.
O HUPAA da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), ofertada em torno de 120 vagas por ano para o tratamento, por demanda espontânea (qualquer pessoa da comunidade) ou encaminhadas por profissionais, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa é uma ação nacional executada com o apoio do Ministério da Saúde e o INCA (Instituto Nacional do Câncer), em articulação com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, por meio de ações de educação, de comunicação e de atenção à saúde, junto com o apoio à adoção ou ao cumprimento de medidas legislativas e econômicas.
Campanha
Com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou o Dia Mundial sem Tabaco. A data, celebrada nesta sexta-feira (31 de maio), busca conter a epidemia global do tabagismo, considerada uma grave ameaça à saúde, matando mais de 8 milhões de pessoas por ano.
A Campanha do Dia Mundial sem Tabaco deste ano tem como tema: Proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco. No HUPAA, o programa funciona desde 2006 e já realizou o atendimento de cerca de 2 mil pacientes. A equipe multiprofissional é composta por médico, farmacêutico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e educador físico.
“O programa tem duração de um ano. No primeiro mês, o participante faz quatro sessões, que são reuniões estruturadas em que a cada semana é entregue uma cartilha do Instituto Nacional do Câncer (INCA). No segundo mês, elas são quinzenais. A partir do terceiro mês são mensais, até que seja completado o período de um ano”, explica a coordenadora do programa e pneumologista do HUPAA, Seli Almeida.
“Quem participa do Programa recebe suporte da terapia cognitiva comportamental, bem como o tratamento medicamentoso, que é aplicado de acordo as características do usuário”, acrescenta.
Inscrições
Serão abertas 75 novas vagas para as pessoas que desejam fazer o tratamento para parar de fumar. Os usuários que não possuem prontuário no HUPAA, devem comparecer, do dia 10 a 14 de junho na sala do tabagismo, com o RG, comprovante de residência e cartão do SUS.
O setor do tabagismo fica localizado vizinho a sala da Medicina Nuclear. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (82) 3202-3885.