Maceió, AL

30°C
Clear sky

Dez grupos de AL vão participar do 1° Festival Nordestino de Economia Solidária

Evento será realizado em Salvador, na Bahia, de 7 a 11 de maio; confira a lista dos empreendimentos
Coopeagro, de Maragogi, é uma das cooperativas que vão participar do evento (foto: divulgação)

Dez empreendimentos alagoanos – entre grupos, associações e cooperativas – vão participar, de 7 a 11 de maio, em Salvador, Bahia, do Primeiro Festival Nordestino de Economia Solidária.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, divulgou a lista dos participantes (confira ao final da matéria), que vão representar a diversidade, a criatividade e a força da economia solidária alagoana.

PUBLICIDADE


De acordo com a pasta, a seleção foi construída de forma participativa, a partir da articulação com o Fórum Alagoano de Economia Solidária, a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e a Federação das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária.

Parte das vagas também foi definida por meio de chamada pública, aberta a empreendimentos de todo o estado.

Segundo o secretário executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, a iniciativa busca fortalecer os grupos com maior impacto social e compromisso com a inclusão.

“Priorizamos empreendimentos com maior número de participantes, especialmente aqueles formados por mulheres, indígenas e quilombolas, além dos que apresentaram uma ampla diversidade de produtos da agricultura familiar e do artesanato”, explicou.

Atrações 

Além da feira para exposição e comercialização, o festival contará com painéis, atividades culturais, rodadas de negócios e espaços de diálogo entre gestores públicos, entidades de apoio e empreendedores dos nove estados nordestinos.

De acordo com o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL), a região Nordeste concentra 40,3% das 20.670 iniciativas mapeadas no Brasil até 2024, reforçando o papel estratégico da economia solidária na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

O secretário do Cooperativismo destaca que o Festival busca fortalecer ainda mais o setor na região.

“O objetivo é justamente integrar toda a expressão de economia solidária no Nordeste, nos nove estados, mostrando que há uma unidade na atuação nas políticas públicas de fortalecimento da economia solidária e com isso, Alagoas, que tem uma secretaria executiva nessa perspectiva, participa ativamente, inclusive como membro da organização deste festival”.

O festival se consolida como uma importante vitrine para a economia solidária nordestina e uma oportunidade estratégica para o fortalecimento das redes de comercialização e intercâmbio entre os estados.

Confira os grupos que representarão Alagoas no I Festival Nordestino de Economia Solidária:

  • Associação das Artesãs do Pontal de Coruripe
  • COOPAS – Cooperativa dos Produtores do Agronegócio da Região Serrana de Alagoas
  • AMAN – Associação do Artesanato de Mangabeira
  • COOPEAGRO – Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi
  • Associação das Artesãs de Mulheres
  • Grupo Indígena Arawã
  • Associação dos Artesãos de Feliz Deserto
  • Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios
  • Associação dos Agricultores Familiares de Óleo de Coco – Super Bonita
  • Cooperativa dos Agricultores Familiares e Remanescentes Quilombolas do Baixo São Francisco
PUBLICIDADE