José Amorim Barbosa, de 43 anos, um dos dois primeiros pacientes submetidos a um transplante renal na rede pública estadual de saúde, recebeu alta do Hospital do Coração Alagoano nessa terça-feira (24). A liberação foi celebrada pelos servidores, equipe médica e familiares dele.
Amorim Barbosa passou pelo transplante no dia 13, depois que o equipamento de saúde foi habilitado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar este tipo de procedimento. O marco histórico para a saúde pública alagoana é ainda mais emblemático porque acontece justamente no “Setembro Verde”, mês que busca conscientizar e incentivar a doação de órgãos.
“Quero agradecer primeiramente a Deus, segundo a minha família, que me apoiou muito e me deu muito conselho; à equipe médica que é excelente. Fui muito bem atendido, acolhido. Eu sei o que sofri. Tá certo, a gente perde um ente querido, dói, mas não vai tê-lo de volta. Mas a gente pode salvar outros. Deus dá em dobro a recompensa!”, disse Amorim, ao receber alta e ressaltar a importância da doação de órgãos.
De acordo com o Hospital do Coração Alagoano, o transplante de Amorim ocorreu de forma bem-sucedida, sem intercorrências. A unidade é habilita pelo Ministério da Saúde (MS) para a realização de transplantes de rim, coração e fígado.
“Realizar o primeiro transplante de rim da Rede Estadual de Saúde e ver a recuperação de José Amorim é motivo de orgulho para toda a equipe. Este é apenas o começo de muitos outros avanços que ainda estão por vir”, afirmou o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo.
Amorim Barbosa e Izaildo de Araújo, de 53 anos, que há 10 anos realizava diálise, foram beneficiados com órgãos captados de um único doador. Izaildo também foi submetido ao transplante renal e se recupera bem. De acordo com o Assessoria de Comunicação do Hospital do Coração Alagoano, ele deve receber alta na próxima semana.
Com Ascom Sesau
LEIA TAMBÉM: Hospital do Coração faz os primeiros transplantes de rim da rede pública estadual