Maceió, AL

30°C
Clear sky

Detran orienta crianças sobre regras de trânsito, em Penedo

Ação no conjunto habitacional Vale do São Francisco instruiu garotada sobre condutas adequadas no trânsito
Crianças circulam em circuito para assimilar regras de trânsito, em Penedo

Grupo de 60 crianças da cidade de Penedo receberam instruções sobre como se comportar no trânsito de uma cidade, numa iniciativa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

A primeira ação foi realizada no conjunto habitacional Vale do São Francisco, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

PUBLICIDADE


As crianças receberam instruções sobre as condutas adequadas no trânsito e, logo em seguida, participaram do jogo “certo e errado”.

Eles receberam jogo da memória, quebra-cabeça, revistas de colorir e cartilhas. Andaram com as bicicletas em um circuito de lona para aplicar os conhecimentos adquiridos.

Capacete para ficar seguro

Lucas dos Santos, de 12 anos, estava animado após andar de bicicleta ao lado do irmão gêmeo Mateus. Ele destacou a importância das informações recebidas.

“A gente descobriu que quando estiver em uma motocicleta, tem que afivelar a cinta jugular do capacete para ficar seguro, e abaixar a viseira”, explicou.

Jônatas Santos, de 5 anos, gostou dos brindes. “Aprendi que não pode ‘dar grau’ [empinar o veículo] e tem que respeitar os pedestres”, comentou.

O Projeto de Descentralização para o Trânsito vai percorrer todas as regiões de Alagoas, levando ações – pelo menos uma vez por semana – para cidades ainda não contempladas.

As atividades lúdicas e palestras para crianças em escolas serão desenvolvidas em conjuntos habitacionais e instituições públicas e privadas de Alagoas.

Consciência no trânsito

A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, ressaltou o compromisso do Detran na formação de cidadãos mais conscientes no trânsito.

“Pretendemos levar orientação todo o estado, ampliando a rede de multiplicadores mirins. As crianças repassam o conhecimento aos pais, familiares, amigos, vizinhos”, reforçou.

Ricardo Couto, subchefe de Educação para o Trânsito, destacou que foram abordados possíveis cenários no trânsito que atingem diretamente as crianças no dia a dia.

“Nós trouxemos essa atividade educativa para que as crianças tivessem uma manhã de aprendizado sobre normas de trânsito e prevenção às drogas”, afirmou.

Prevenção às drogas

A iniciativa contou com a participação do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da PMAL, que promoveu uma palestra de prevenção às drogas.