A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) anunciou duas novas frequências de voos semanais entre o Destino Alagoas e a Argentina. Segundo a pasta, o aumento das operações é fruto de mais uma parceria do Governo do Estado com a companhia aérea Gol. O objetivo é incrementar o fluxo internacional de passageiros a partir do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.
Conforme o anúncio, os voos que conectam Alagoas a Buenos Aires terão duas frequências semanais, às quintas-feiras e aos sábados, de 26 de dezembro a 9 de março de 2025.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a retomada da parceria para o aumento do número de voos é a prova que o Destino Alagoas tem sempre um bom desempenho comercial, caracterizando-se como um mercado competitivo e possível de incremento.
Ela citou, ainda, o trabalho do Governo de Alagoas em conceder tratamento especial às empresas, com a redução da carga tributária sobre o QAV (combustível de aviação), tornando o destino ainda mais atrativo e competitivo.
“Seguimos trabalhando para promover o Destino, fortalecer as regiões turísticas no que tange à infraestrutura logística e seus produtos, assim como ampliar e fortalecer os mercados de atuação. Alagoas tem vocação natural e uma rede hoteleira em expansão capaz de absorver a demanda crescente de turistas no estado. Nosso objetivo principal é que essas operações sejam realizadas com sucesso e que seja dada continuidade aos voos na malha regular”, completou Bárbara.
Carga tributária
A companhia Gol Linhas Aéreas foi a primeira a garantir o menor benefício fiscal do estado e teve redução da carga tributária no QAV em cerca de 45%: o ICMS caiu de 9% para 5%.
A redução gerou o compromisso da empresa com Alagoas em incrementar o número de voos durante o ano.
A GOL figura como uma das maiores companhias aéreas que operam no país e foi responsável por cerca de 35% de todos os voos operados no Aeroporto Zumbi dos Palmares, em 2023. Entre embarques e desembarques, foram mais de três mil voos operados em 2023.
Os voos captados pela Setur impactam diretamente no fluxo do aeroporto. Segundo informações da Embratur, no acumulado de janeiro a julho, o fluxo de desembarque de turistas internacionais em Alagoas cresceu 46%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Já no comparativo julho 2023 e julho 2024, o crescimento chegou a 67%.