Maceió, AL

30°C
Clear sky

Desenvolvido em AL, Sistema Integrado para Gestão das Águas é finalista do Prêmio ANA

Em sua 8ª edição, premiação é promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Cursos da área de informática estão entre os mais bem avaliados da Ufal

O Sistema Integrado para Gestão das Águas (SIGA), criado pelo Flow– Laboratório de Soluções Digitais para a Gestão e o Planejamento de Sistemas Ambientais, do Centro de Tecnologia (Ctec) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), – é um dos finalistas do Prêmio ANA.

A premiação, promovida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), é uma das mais tradicionais voltadas aos recursos hídricos no Brasil. Apresentado pelo professor do Ctec / Ufal, Carlos Ruberto Fragoso Júnior, o SIGA concorre na categoria Educação – Ensino Superior e Pesquisa, junto a outros dois projetos. Os vencedores serão anunciados em cerimônia que será realizada no dia 6 de dezembro.

PUBLICIDADE


Foram 618 inscrições de todos os estados e do Distrito Federal. Em sua 8ª edição, a premiação tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

SIGA

O SIGA consiste em um conjunto de ferramentas computacionais visando a integração dos instrumentos da política de gestão de recursos hídricos, apoiando gestores, funcionários, comitês de bacias e usuários nos setores de outorgas, fiscalização, monitoramento hidrometeorológico e de qualidade da água, segurança de barragem, dentre outros.

“Para auxiliar na gestão das águas e promover um maior engajamento entre o poder público, a sociedade civil e os usuários de água, surge uma ferramenta digital para mudar o curso desta relação: o SIGA”, apresenta Ruberto, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento e coordenador técnico do Flow.

Apresentado pelo professor do Cetec / Ufal, Carlos Ruberto Fragoso Júnior, o SIGA concorre na categoria Educação – Ensino Superior e Pesquisa (foto: cortesia)

Já o professor Christopher Souza, coordenador do Flow, destaca que o SIGA é a única solução customizada escalável da integração da gestão de águas, centrada nos interesses dos usuários (UX) e apoiada em segurança (engenharia computacional) de dados e de decisão (análise integrada com resolução para bacias estaduais).

“O SIGA materializa o sonho de promoção de melhoria da realidade das pessoas via aplicação dos estudos. Ficamos orgulhosos em saber que os técnicos e gestores ganham confiança em suas decisões porque as soluções têm sólida base científica e que a experiência de uso dos sistemas é fluida. E mais: é gratificante perceber que estamos formando engenheiros na promoção de mais e melhores mudanças alinhadas aos desafios nacionais”, destacou Christopher Souza, que também é doutor em Recursos Hídricos e Saneamento.

Módulos

Atualmente, o SIGA está em plena operação nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, cada um com as suas devidas personalizações.

O Sistema trabalha com diversos módulos prontos do ponto de vista operacional: Gestão de Outorgas (Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Fiscalização (Pernambuco), Monitoramento Hidrometeorológico (Alagoas), Informações Geográficas – GeoSIGA (Alagoas), Gestão Financeira / Cobrança (Alagoas e Rio Grande do Norte) e Administrativo (Alagoas e Rio Grande do Norte).

Foi através do módulo Gestão de Outorgas que se instalou aqui no estado o Sistema de Informações de Recursos Hídricos de Alagoas (SIRH), lançado em abril do ano passado, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Ufal.

Christopher Souza: “É gratificante perceber que estamos formando engenheiros na promoção de mais e melhores mudanças alinhadas aos desafios nacionais”

O SIRH permite ao cidadão a solicitação de outorga de autorização para o uso da água de forma online, preenchendo os formulários e inserindo os documentos exigidos sem precisar sair de casa. Ele também pode acompanhar toda a evolução do processo por meio da plataforma.

O sistema também conta com um mapa com informações sobre a quantidade de outorgas concedidas em Alagoas, além das informações sobre a disponibilidade hídrica de cada rio e a demanda de água de cada bacia hidrográfica do Estado.

A população ainda tem acesso ao monitoramento hidrometeorológico, tornando possível o acompanhamento em tempo real do nível dos rios e do volume de chuvas nas regiões do Estado.

PUBLICIDADE