A Geotecam é a primeira Empresa Júnior de Geografia do estado. Formada por estudantes do curso de Geografia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), tem como objetivos colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, tornar os participantes mais preparados para o mercado de trabalho, enriquecer o currículo dos participantes e aprimorar neles características como liderança e trabalho em equipe.
Para isso, a empresa, inaugurada recentemente, já oferece alguns serviços, como elaboração de mapas, feita com base nas características físicas e naturais da área analisada, sendo confeccionados em ambiente GIS; confecção de arquivos shapefile e KML.
Ambos são feitos em ambiente digital com bases nas coordenadas geográficas de uma determinada área, essenciais na obtenção de licenças ambientais. Oferece, ainda, suporte técnico e estratégico na solicitação de licenças ambientais em órgãos públicos.
Este serviço é feito com base nas características físicas, naturais e geográficas do empreendimento.
“Os nossos serviços estão voltados para as análises geográficas e ambientes. Atendemos empresas públicas e privadas, e pessoa física”, explicou a diretoria da empresa, formada pelos estudantes: Alícia Thauane da Silva Santos, diretora de Recursos Humanos; Jailson Sandes Barbosa de Oliveira, diretor de Marketing e Comunicação; Mateus Henrique Gomes da Silva Bisp, diretor financeiro e administrativo; Mayara Marinho de Santana, diretora presidente; Rodrigo Matheus da Silva Brito, diretor de desenvolvimento e projeto, e pelo tutor, o geógrafo da Ufal, Esdras Andrade.
Pioneirismo
A Geotecam é uma empresa júnior do curso de Geografia da Ufal, gerida apenas por alunos do curso de graduação e com supervisão dos docentes do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema). O objetivo é levar aprendizado prático à teoria vista em sala de aula.
No próximo dia 12 de outubro será divulgada a lista dos novos participantes da empresa, selecionados em edital. Para acompanhar o processo, clique aqui. Mais informações podem ser requisitadas pelo endereço: [email protected]