O curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi o único do estado a alcançar o conceito 5 no último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021). O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e comemorado pela comunidade acadêmica do Instituto de Computação.
“A notícia foi recebida com bastante alegria entre discentes, técnicos e docentes. Isso porque sabemos da importância desse conceito para os alunos, Ufal e estado de Alagoas, já que confirma a importância do curso para a sociedade, a qual pode contar com profissionais qualificados”, destacou o professor Bruno Pimentel, coordenador do curso.
A nota veio depois de um ciclo avaliativo na faixa de conceito 4, que impulsionou um grande trabalho para chegar a essa evolução.
“O resultado é fruto de uma atenção com os alunos e professores para garantir que haja um ambiente previsível e estável. Esses fatores permitem um planejamento e engajamento de todos, aumentando as chances do curso obter um bom conceito”, lembrou.
Outros cursos
Bom desempenho também para os cursos de bacharelado em Educação Física e Ciências Biológicas, além das licenciaturas de Educação Física, Pedagogia, e Letras – Inglês, que ficaram com o conceito 4 no exame.
Outro resultado divulgado foi o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que além de Ciência da Computação, os cursos de Química e Ciências Sociais ficaram com as melhores notas, na faixa do IDD 4.
Dos 42 cursos avaliados no ciclo, 30 atingiram IDD 3, que é considerado satisfatório na avaliação da Procuradoria Institucional Educacional, diante do contexto em que foi aplicada a prova.
O IDD mensura o valor agregado pelo curso no desenvolvimento dos estudantes concluintes. Esse cálculo é realizado observando a performance geral dos participantes do Enade e o número de alunos com resultados válidos. Também avalia o número e o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A PEI ainda aguarda o resultado de outros dois indicadores que serão divulgados em dezembro: o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
O CPC combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.
O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu.
“A nossa expectativa é que tenhamos um bom resultado nos próximos índices, pois o CPC é composto por elementos que nossa universidade contempla satisfatoriamente como o perfil do corpo docente composto por mestres e doutores e com regime de trabalho de dedicação exclusiva. Além disso, tivemos, também, um ótimo resultado com os cursos de pós-graduação, o que impacta positivamente no IGC da nossa universidade”, frisou o procurador Educacional Institucional, Deywid Wagner de Melo.
Sobre Exame
Previsto na lei que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), de 2004, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos que se propõem a ensinar e as habilidades e as competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação.
O exame é obrigatório e apenas o concluinte que responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova pode colar grau.
O Conceito Enade e o IDD estarão disponíveis no portal do Inep, no Sistema e-MEC e no Diário Oficial da União. Já o Boletim de Desempenho Individual do Estudante é disponibilizado no Sistema Enade, com acesso restrito ao participante.