Maceió, AL

30°C
Clear sky

Cruzeiros farão 30 paradas em Maceió com 116 mil turistas

Secretaria de Turismo de AL anunciou aumento de 50% no número de navios com visitantes para a temporada 2023/2024
Gigante MCS Seashore atracou em Maceió trazendo cinco mil turistas, em abril / Foto: Maikel Marques

A Secretaria de Turismo de Alagoas projeta crescimento de 50% no número de paradas de navios trazendo turistas até o Porto de Maceió, na temporada 2023/2024. A expectativa é que 11 navios visitem a cidade até 30 vezes.

Na última temporada, que terminou em abril deste ano, foram 7 navios e 20 paradas em Maceió. Na ocasião, recebemos mais de 70 mil cruzeiristas. Até 116 mil devem desembarcar em Alagoas na alta temporada de cruzeiros.

PUBLICIDADE


A projeção saiu após reunião entre a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) e a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Cruise Lines International Association – CLIA).

“Na última temporada, mais de 70 mil cruzeiristas injetaram mais de R$ 40 milhões na economia local”, observou, por meio de assessoria, Bárbara Braga, atual secretária de Turismo de Alagoas.

11 navios com 30 paradas

Segundo dados da Clia, em parceria com as companhias MSC e Costa Cruzeiros, 11 navios farão 30 paradas em Maceió, representando aumento de 57% no número de navios e de 50% nas paradas.

De acordo com a Setur, com navios maiores, em maior quantidade e com rotas mais duradouras em Alagoas, é esperado um fluxo de 116 mil visitantes/cruzeiristas vindos de diversas partes do mundo.

Estima-se que cada turista a bordo de um cruzeiro gasta até R$ 606,00 no local de cada parada, que é de apenas um dia de atracagem. Cada embarcação traz, em média, 3 mil passageiros

Marco Ferraz (Clia Brasil), Rene Hermann (Costa Cruzeiros), Bárbara Braga (Setur) e Javier Carnevale (MSC)

Apoio do trade turístico

Segundo o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, o sucesso das operações em Maceió e a boa receptividade por parte do trade turístico explica o porquê do aumento no fluxo de visitas.

“Aqui em Alagoas conseguimos uma boa estrutura, segurança e um trade turístico pronto para receber nossos cruzeiristas. Por isso, estamos ampliando as operações em Alagoas”, justificou.

Representantes de órgãos federais e municipais, cada um no âmbito de sua competência, participaram da reunião para definição do planejamento para a recepção dos cruzeiristas.