Maceió, AL

30°C
Clear sky

Crianças são orientadas sobre escovação correta dos dentes

Projeto Criando Sorrisos, da Secretaria da Primeira Infância de Alagoas, desenvolveu ações em creche de São Luiz do Quitunde
Crianças recebem orientação sobre escovação, em creche de São Luiz do Quitunde

A odontopediatra Lídia Souza avisa que a escovação supervisionada, após as refeições, são imprescindíveis para assegurar a saúde bucal das criança.

“Essa iniciativa assegura mais qualidade de vida e melhor desempenho escolar. Instruções de higiene contribuirão para uma vida inteira”, avisou a odontóloga.

PUBLICIDADE


Lídia integra o projeto Criando Sorridos, da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), que desenvolveu ações numa creche, em São Luís do Quitunde.

De 166 crianças atendidas pela odontopediatra, 84% receberam indicação para o tratamento bucal motivado por cárie, mancha branca, trauma dental, etc.

Para tentar reverter a situação, a gerência do programa vai solicitar, via ofício, acompanhamento odontológico à Secretaria Municipal de Saúde.

“Enviaremos relatório à Secretaria Municipal de Educação com os dados encontrados”, informou Gustavo Phillipe, da Secretaria da Primeira Infância.

As crianças atendidas têm entre dois e cinco anos. Estão, portanto, numa faixa etária cujos cuidados com saúde bucal são uma prioridade para o projeto.

“Precisamos implantar a cultura dos cuidados com a saúde bucal ainda na primeira infância”, reforçou Paula Dantas, secretária da Primeira Infância.

O acompanhamento deve começar desde os 4 meses, antes do nascimento dos dentinhos.

A partir do primeiro dente, deve ser feito o uso de cremes dentais com flúor a cada refeição.