A odontopediatra Lídia Souza avisa que a escovação supervisionada, após as refeições, são imprescindíveis para assegurar a saúde bucal das criança.
“Essa iniciativa assegura mais qualidade de vida e melhor desempenho escolar. Instruções de higiene contribuirão para uma vida inteira”, avisou a odontóloga.
Lídia integra o projeto Criando Sorridos, da Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Secria), que desenvolveu ações numa creche, em São Luís do Quitunde.
De 166 crianças atendidas pela odontopediatra, 84% receberam indicação para o tratamento bucal motivado por cárie, mancha branca, trauma dental, etc.
Para tentar reverter a situação, a gerência do programa vai solicitar, via ofício, acompanhamento odontológico à Secretaria Municipal de Saúde.
“Enviaremos relatório à Secretaria Municipal de Educação com os dados encontrados”, informou Gustavo Phillipe, da Secretaria da Primeira Infância.
As crianças atendidas têm entre dois e cinco anos. Estão, portanto, numa faixa etária cujos cuidados com saúde bucal são uma prioridade para o projeto.
“Precisamos implantar a cultura dos cuidados com a saúde bucal ainda na primeira infância”, reforçou Paula Dantas, secretária da Primeira Infância.
O acompanhamento deve começar desde os 4 meses, antes do nascimento dos dentinhos.
A partir do primeiro dente, deve ser feito o uso de cremes dentais com flúor a cada refeição.