O Dia Mundial da Água foi celebrado nesta terça-feira (22), em Porto de Pedras, com uma programação toda especial. A ação mobilizou crianças de escolas municipais que participaram de palestras educativas e replantio de áreas de manguezal, dentre outras atividades ambientais.
A ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Associação Peixe Boi e as secretarias municipais de Turismo e Educação.
As atividades educativas foram desenvolvidas para chamar a atenção dos pequenos para a importância da água. Segundo a secretária de Meio Ambiente, Flávia Rego, essa integração com as crianças teve como grande objetivo inseri-las no contexto da preservação e sustentabilidade.
A ação destacou ainda a importância da destinação correta dos resíduos, da preservação da água e do uso adequado das fontes existentes. Importante balneário turístico do Litoral Norte de Alagoas, Porto de Pedras que tem nas águas do mar e dos rios seus principais patrimônios naturais, fontes de vida e subsistência.
Para a secretária, fazer das crianças agentes multiplicadores de boas práticas é pensar no futuro. “É exatamente isso o que estamos propondo”, diz ela, ressaltando que o cuidado com o meio ambiente é uma orientação constante do prefeito do município, Henrique Vilela.
ONU
Dentro das ações, a secretaria de Meio Ambiente também promoveu o replantio de espécies de mangue vermelho e branco para recuperação de áreas degradadas no estuário do rio Tatuamunha, habitat dos peixes-boi marinhos. Foi realizada, ainda, a coleta de água para análise da qualidade, em parceria com o projeto Observando os Rios. A representante do projeto Plano Diretor, Taniajara Fialho, também participou da mobilização.
O Dia Mundial da Água foi instituído em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo promover a conscientização sobre a relevância desse bem essencial para a sobrevivência na terra.