A primeira edição do evento Construindo Alagoas Sustentável será realizada neste sábado (2), das 8h30 às 18h30, no Centro de Inovação e Tecnologia, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió.
Com entrada gratuita, o evento contará com a participação de especialistas de várias regiões do país, que irão debater as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) no âmbito empresarial. Além disso, a programação contará com arenas de conexão, feira sustentável e apresentações culturais.
De acordo com a organização do evento, o objetivo desta edição é reunir agentes de transformação e empresas locais para a construção de uma agenda fixa anual do estado, estimulando o engajamento contínuo em torno de temáticas que impactam diretamente a sociedade e o meio ambiente.
A organização do evento observa que a economia de Alagoas tem como fator econômico os recursos naturais, e a lucratividade das empresas e organizações será incisivamente influenciada pela pauta ambiental. Neste sentido, o evento irá unir profissionais de diversas áreas em um grande encontro de sustentabilidade.
Programação
Na parte da manhã, das 9h às 12h, acontecem os painéis que vão abordar a crise climática e as oportunidades do mercado de carbono, o impacto social nas empresas, além da responsabilidade empresarial no âmbito da governança.
Essas são consideradas questões vitais para a construção de territórios mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, para a transformação do cenário econômico local, fortalecendo a colaboração entre os setores da sociedade no compromisso com as práticas ESG.
Os debates serão transmitidos ao vivo, no canal do CONFEA (https://www.youtube.com/watch?v=bO4dMuyaJbY).
Na feira sustentável, o público poderá conhecer diretamente quem faz os produtos artesanais e sustentáveis da região, fortalecendo também a economia criativa local.
Destaque do dia, as iniciativas de sucesso terão espaços exclusivos para interagir com o público apresentando suas soluções para assim inspirar outras organizações e fortalecer o ecossistema de impacto local.
Entre as empresas confirmadas estão a Accor, Amor 21, Trakto, Nosso Mangue, Amafibra/Sococo, entre outras.
Na segunda metade do dia, das 13h às 15h, tanto empresários quanto empreendedores de pequenas e médias empresas terão a oportunidade de participar das sessões de conexão.
Estas sessões contarão com espaços exclusivos destinados a apresentar casos que oferecem soluções inovadoras capazes de contribuir para a organização e a adoção das práticas ESG.
Nesta edição, um total de 9 palestrantes, 10 expositores na feira sustentável e 21 cases de negócios locais participarão do evento, proporcionando 10 horas de intensa troca de experiências, aprendizado, parcerias comerciais e conexões para todos os participantes.
Quem participar do evento terá a oportunidade de debater os benefícios da sustentabilidade e da diversidade de negócios e como eles impactam positivamente a sociedade e o meio ambiente, além de se conectar com as últimas tendências e expandir a rede de contatos que compartilham do mesmo interesse com as pautas ESG.
Espaço fixo
Nesta primeira edição, o Construindo Alagoas Sustentável inaugura um espaço fixo na agenda anual do estado, com o propósito de estimular a conscientização sustentável em toda cadeia produtiva local, ampliando as oportunidades de atuação dos profissionais no mercado.
Ao longo de todo o dia de realização do evento, o público terá a oportunidade de vivenciar um conteúdo aprofundado, descobrir novas configurações para os negócios e participar de intercâmbios, por meio de painéis, arenas de conexão, feira sustentável e outras atividades.